Veja como fica o trânsito após entrega do novo trecho da av Eduardo Ribeiro
A primeira etapa do segundo trecho das obras de revitalização da nova Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, compreendido entre as ruas 24 de Maio e Saldanha Marinho, será entregue nesta segunda-feira, 2. O primeiro trecho da via – compreendido entre a Rua Monsenhor Coutinho, na praça do Congresso, até a Rua 24 de maio - já foi entregue em duas etapas.
Com isso, a Eduardo Ribeiro ganha a forma da Belle Époque do século XIX, resgatando as pedras de lioz e os paralelepípedos antes encobertos pelas camadas de asfalto. A obra é um marco histórico de representação cultural, turística e urbanística da cidade que, agora, expõe ao público as primeiras peças usadas na construção da via.
“Agora estamos diante de um novo cenário que une a rotina da cidade contemporânea com a própria história de Manaus. É um pedaço que surge para relembrar a história aos mais antigos, e para tornar conhecido o espaço às novas gerações. A adequação entre a história e a revitalização se deu de forma harmoniosa, sendo de grande importância para o legado urbano e arquitetônico de Manaus”, destaca o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, arquiteto Roberto Moita.
Com a finalização de mais essa etapa, o trecho volta a ser liberado para pedestres e condutores. Na Rua Dez de Julho, que também será liberada, foram encontrados trilhos do antigo bonde elétrico usada como meio de transporte à época.
“No cruzamento entre a Eduardo Ribeiro e a Dez de Julho está o ‘bloco testemunho’, permitindo que os trilhos e os paralelepípedos, na configuração que estava, fiquem expostos e protegidos, como forma de preservar a história”, apontou o subsecretário municipal de Obras Públicas, Antônio Nelson.
Veja como fica o trânsito após a liberação do novo trecho da Avenida Eduardo Ribeiro:
- Os condutores que trafegam pela Rua Saldanha Marinho podem seguir até a Avenida Eduardo Ribeiro e acessar à direita.
- A rua 24 de Maio volta ao normal, com fluxo de sentido único, da Avenida Eduardo Ribeiro para a Rua Barroso, em direção à Avenida Getúlio Vargas.
- As demais vias mantêm a circulação sem alterações até a próxima etapa da obra.
ASSUNTOS: Amazonas