Vereador cobra transporte fluvial grátis para idoso em Manaus
Manaus/AM - A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta sexta-feira (19), audiência pública virtual em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente no dia 15 de junho. A sessão foi presidida pelo vereador Elissandro Bessa (SD), que aproveitou as presenças da titular da Delegacia do Idoso, Andréia Nascimento Pereira, do vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Wagner, e do secretário executivo da Pastoral da Pessoa Idosa, Ricardo Pinho, para sugerir um grande debate sobre a gratuidade no transporte fluvial, nas áreas ribeirinhas de Manaus.
O parlamentar justificou que, diariamente, os idosos são obrigados a pagar por qualquer deslocamento feito pelos canoeiros, na cidade, o que contraria a própria lei.
“Temos que realizar uma grande discussão sobre esse assunto, pois os idosos têm direito à gratuidade nesse tipo de transporte”, disse.
Segundo Bessa, a instituição da data comemorativa é fundamental para debater e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados que se deve ter com aqueles que chegam à terceira idade.
Jorge Wagner, explicou que há uma Lei Federal que fala sobre a competência e regulamentação dos diversos tipos de transporte e seus deveres, como é a questão da gratuidade.
“A Marina do Davi é de competência municipal e, portanto, a gratuidade é garantida aos idosos. É preciso que tenha uma fiscalização nesses locais”, disse Jorge Wagner.
Para Ricardo Pinho o ideal é fazer uma audiência publica convocando todos os envolvidos para tratar do assunto.
Veja também
ASSUNTOS: cmm, gratuidade, idoso, transporte fluvial grátis, Amazonas