Vice-governador pede que Lula reavalie uso das Forças Armadas no Amazonas
Manaus/AM - Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores, nesta quinta-feira (31), em Brasília, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), solicitou uma reavaliação do uso das Forças Armadas na região para que colaborem com as forças de segurança locais no combate ao crime organizado.
Tadeu destacou a importância de integrar as Forças Armadas nas ações de segurança, especialmente nas áreas de fronteira do Amazonas, que enfrentam grandes desafios devido ao tráfico de drogas proveniente da Colômbia e do Peru.
“[…] creio que há uma certa sacralidade sobre o papel das Forças Armadas, sobre a formação e vocação das Forças Armadas, mas penso que há uma necessidade de fazer uma intensificação da cooperação com a estrutura das forças estaduais, principalmente no Amazonas. Porque é um recurso humano qualificado e disponível e que, muitas vezes, para o amazônico que está lá na fronteira, é difícil compreender por que a força pública estatal tão disponível muitas vezes está distante, desalinhada do projeto de enfrentamento ao crime”, completou Tadeu.
Além disso, o vice-governador enfatizou a necessidade de novas bases fluviais para combater o tráfico de drogas nos rios do Amazonas, pedindo a aceleração de projetos já anunciados. Ele afirmou que, apesar das bases existentes, ainda é preciso intensificar as operações para reforçar a segurança na região.
O encontro também abordou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que visa dar mais poder às polícias Federal e Rodoviária Federal e reestruturar a política de segurança no país. Lula defende um papel mais ativo do governo federal na luta contra o crime organizado.
ASSUNTOS: Amazonas