Voo para NY tem problemas, e passageiros fazem ceia dentro de avião em Manaus
BRASÍLIA - O ano de 2017 não começou como o planejado para 233 passageiros do voo 914 da America Airlines que deveria ter deixado o Rio rumo a Nova York às 23 horas da última sexta-feira. Os planos de um réveillon nos Estados Unidos acabaram frustrados e os passageiros acabaram fazendo a ceia dentro de um avião em Manaus. Pior, foram desembarcados depois, não receberam as malas e somente nesta segunda-feira deverão conseguir completar a viagem, segundo a previsão feita pela companhia aérea aos passageiros.
A American Airlines afirmou, por meio de nota, que "lamenta pelos inconvenientes causados, mas ressalta que a segurança de seus passageiros e tripulação é sua prioridade".
Os transtornos começaram quando todos já estavam embarcados na noite de sexta-feira. Eles tiveram que deixar a aeronave devido a um problema técnico. O avião só decolou o Aeroporto do Galeão no dia seguinte, sábado, às 13h.
Ao sobrevoar Roraima, porém, depois de quatro horas de voo, uma passageira sentiu-se mal e o piloto decidiu retornar com a aeronave para Manaus (AM). Ela foi retirada por médicos, mas exigiu que devolvessem sua bagagem. Esse procedimento teria durado quase quatro horas, segundo relatos de passageiros e a ceia de Ano Novo teria sido servido na aeronave. O voo acabou suspenso em seguida, pois os tripulantes já teriam estourado a carga horária máxima permitida.
O caso ocorreu dias depois de outro episódio, também envolvendo um avião que partia do Brasil em direção aos Estados Unidos, que foi obrigado a um pouso forçado depois de uma briga de casal, na classe executiva.
Segundo os relatos, um dos tripulantes teria dado duas opções aos passageiros: ou seguiam para Porto Rico ou retornariam ao Rio, até passar o Réveillon. A decisão da American Airlines foi levar todos para o Ceasar Business, em Manaus, onde estão até agora. A previsão da companhia aérea é decolar para Nova York somente amanhã, segunda-feira.
A grande maioria dos passageiros é de brasileiros, mas há chineses e israelenses no voo. As bagagens não foram entregues aos viajantes e há casos de pessoas que teriam remédio controlado entre seus pertences e não conseguiram acessá-los. Entre os brasileiros, estão o casal de atores Danielle Winits e seu marido André Gonçalves. Quatro integrantes do grupo de música Revelação também estavam no voo e a banda acabou fazendo um show em Nova Jersey sem alguns de seus integrantes.
O engenheiro Elias Maleh e sua esposa, Sheila Maleh, iriam passar o Réveillon com a filha, que vive em Nova York.
— O que está acontecendo é o caos. Há muitas pessoas idosas, que dependem de medicação, e a bagagem retida no avião. Estamos aqui largados, e ninguém aparece para dar uma satisfação. O mínimo de informações que temos chegam pelos emails — disse Elias ao GLOBO.
Por meio de nota enviada na noite deste domingo, a empresa aérea lamentou os transtornos e informou que a saída do voo com destino a Nova York deve ocorrer na manhã desta segunda-feira.
"A American Airlines informa que o voo AA 974 de 30 de dezembro, do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) para o Aeroporto Internacional de Nova Iorque (JFK), um Boeing 777-200 com 233 passageiros, atrasou por necessidade de manutenção e decolou em 31 de dezembro. Durante o percurso para Nova Iorque, o voo teve que alternar para o Aeroporto Internacional de Manaus (MAO) por conta de uma emergência médica com uma passageira, causando o seu cancelamento devido à escala da tripulação. Todos os passageiros estão recebendo assistência e serão acomodados no próximo voo para Nova Iorque, programado para partir em 2 de janeiro, às 9:30 (hora local). A companhia lamenta pelos inconvenientes causados, mas ressalta que a segurança de seus passageiros e tripulação é sua prioridade"
ASSUNTOS: Amazonas