Wilson Lima fala sobre falta de espaço para corpos em hospitais após vídeo chocante viralizar
Manaus/AM - O governador Wilson Lima afirmou, em entrevista à rádio Tiradentes nesta sexta-feira (17) que os hospitais do Amazonas não terão mais espaço para armazenar corpos de vítimas da Covid-19, como já foi registrado em um vídeo do hospital João Lúcio, que viralizou ontem e foi destaque em rede nacional, com pacientes internados dividindo o mesmo espaço que mortos por coronavírus.
“Vai chegar o momento em que teremos convulsões e revolta. Em algum momento, nosso sistema de saúde não terá condição de atender todo mundo. Em algum momento, como já estamos vendo em unidades hospitalares, não vou mais ter onde colocar corpos.”, disse. “Estamos atendendo, naturalmente, os pacientes com maior gravidade. Nossa orientação nas unidades é de que, se o paciente não é de alta gravidade, não é caso de internação clínica ou UTI, vá para casa. Nossa situação é muito difícil. Estamos trabalhando no limite. Todos os dias, quando tenho um paciente que agravou, a gente busca um leito daqui, um leito dali. Às vezes um leito desocupa porque um paciente foi desentubado ou outro motivo. Mas hoje a gente está no nosso limite".
Em meio ao aumento exponencial de casos e a falta de adesão ao isolamento social por parte da população, o governador afirma que pode impor um maior rigor na questão, usando como exemplo a cidade de Parintins, que decretou toque de recolher após ser o primeiro município a ter morte confirmada por Covid-19: “Estamos estudando a possibilidade de aumentar a restrição (circulação de pessoas) para que a gente possa diminuir a nossa tragédia (...) Esse é um negócio muito sério. A gente está diante de uma catástrofe e o que está por vir é muito assustador. Por isso, a necessidade de que as pessoas fiquem em casa. Não há outro caminho”.
Ele prevê a situação caótica quando o coronavírus chegar às periferias: "Hoje, eu ainda não tenho o vírus com tanta intensidade nas áreas periféricas, mas vai ser devastador quando chegar nestas áreas, onde a gente tem um índice muito pequeno de atendimento da assistência básica de saúde, da rede de esgoto, de saneamento básico. Há muitas pessoas que não têm rotina de ir ao médico, que têm doenças crônicas e nem sabe”.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Brasil, COVID-19, João Lúcio, novo coronavírus, vídeo hospital manaus, vídeo joão lucio, wilson lima, wilson lima coronavírus, Amazonas, Coronavírus