Quase trinta árvores mortas são retiradas de avenida em Manaus
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus realizou na manhã deste sábado (23), uma ação de manejo da arborização na avenida Rodrigo Otávio, no trecho entre as rotatórias do Coroado e a da Suframa. A finalidade foi retirar árvores mortas, a maioria de espécies consideradas invasoras pelo Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus. Foram retiradas 26 árvores, de um total de 37 existentes no canteiro central da via, entre azeitoneiras, palheteiras e leucenas. No local, será feita a reposição com o plantio de mudas arbóreas adequadas.
A ação foi realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp), com apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). De acordo com o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, algumas das árvores apresentavam inclinação acentuada, com risco de queda na via.
Segundo o diretor, diversos fatores levaram à supressão das árvores na via, a exemplo de solo compactado e infestação por erva-de-passarinho. De um modo geral, as espécies invasoras, como leucena e palheteira, surgem por dispersão de sementes e crescem mal posicionadas, causando transtornos. Além disso, são pouco resistentes.
ASSUNTOS: América Latina