Paulo Henrique Amorim é condenado a prisão após ofender global
Paulo Henrique Amorim, apresentador do ‘Domingo Espetacular’, da Record, foi condenado nesta sexta-feira (29), a cinco meses e dez dias de prisão por injúria e difamação a Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo.
A decisão do desembargador Edison Brandão, da 4ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP, conclui que a vontade de Amorim cometer o crime “salta nítido nos autos, ficando clara a intenção em macular a honra de Ali Kamel”.
Ele avalia ainda que o apresentador estava em “empreitada" contra a honra do global. O problema começou quando, em seu blog, Paulo Henrique Amorim chamou Ali Kamel de “trevoso" (algo muito ruim) e acusou Kamel de racismo por conta do livro escrito pelo global, 'Não somos racistas — Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor’. PHA escreveu que o diretor da Globo “engrossa as fileiras racistas dos que bloqueiam a integração e a ascensão dos negros” Como as ofensas foram proferidas em um blog na internet, foi necessário aumentar a pena em 1/3, uma vez que o artigo 141 do Código Penal prevê o acréscimo quando a calúnia, a difamação e a injúria ocorrem por meio que facilite a sua divulgação. Cabe recurso.
Paulo Henrique Amorim já foi condenado por injúria racial feita em 2009, contra outro global, o jornalista Heraldo Pereira, ao afirmar que ele é “negro de alma branca” e “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”. A pena foi de um ano e oito meses de reclusão, mas foi convertida em pena restritiva de direitos.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: amir kalil, paulo henrique amorim, Famosos & TV