Compartilhe este texto

"Não se mata por amor"

Por Portal Do Holanda

17/01/2015 9h27 — em



A respeito de minha última coluna recebi alguns emails e msg no WhatsApp, mas este me chamou bastante atenção. Adorei que o leitor tenha tido a sensibilidade de responder a cada questionamento. Acho fofo, isso não tem preço. Quando curto: PUBLICO!!



Início da mensagem encaminhada

 

De: [email protected]
Data: 14 de janeiro de 2015 11:19:44 AMT
Para: [email protected]
Assunto: Paixão X Amor
 

Olá!!

Bom Dia!!

Estava conferindo as notícias do Portal do Holanda, algo que diariamente faço, e vi seu pequeno texto. Notei algumas confusões. Percebo que vc tem noção da diferença entre amor e paixão, mas porque em seu texto você mistura os dois e faz uma salada total dos conceitos(interrogação). Não esquenta!! A maioria das pessoas fazem isso quando escrevem sobre essa temática!

Você começa citando: Camões... O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente..... Poeta que também mistura as duas realidades emocionais.

Sua primeira pergunta é fácil de responder. "A expressão "morrer por amor" já é antiga, os dramáticos shakespearianos entorpecidos pelo coração adoram comentar essa frase. Vem cá, mas e matar por amor? (NINGUÉM MATA POR AMOR!! MATA-SE POR DOENÇA) O que leva a um sentimento tão profundo e intrigante... ?" (DOENÇA!!) Quem tem uma possessão egocêntrica crônica, pensa nessas coisas. Não é sintoma de amor, mas de paixão.  Essa palavra de origem Grega derivada de paschein, que significa: padecer uma determinada ação ou efeito de algum evento. É algo que acontece à pessoa independente de sua vontade ou mesmo contra ela. De paschein deriva pathos e patologia.Pathos designa tanto emoção como sofrimento e doença. As paixões, entendidas como emoções, mobilizam a pessoa impondo-se à sua vontade (posse e ego) à sua razão. Amor e paixão são sentimentos diferentes se definirmos amor como um interesse sincero por uma outra pessoa e paixão como um forte desejo que pretendemos satisfazer.O amor autêntico dirige-se à outra pessoa. Se necessário, estamos disponíveis a sacrificar o nosso bem estar para fazer com que o outro seja mais feliz. Enquanto que a paixão pode ser simplesmente uma satisfação egoísta. Portanto se o que uma pessoa sente é paixão, não deve esperar amor em contrapartida. Vamos deixar a conceituação de amor de Camões, e ficar com a da Bíblia por ser mais fidedigna. 1 Cor 4-7:  "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Isso sim é o verdadeiro amor!

Continuando...

Agora é a vez do meu contesto. Por que só é permitido o homem "pular a cerca"? (NÃO PULA SE HOUVER AMOR ENTRE OS DOIS ) Quem decretou isso?(AS CONVENÇÕES SOCIAIS FEITAS EM SUA INFRAESTRUTURA.ALGO DOS PRIMÓRDIOS DA FORMAÇÃO SOCIAL) Por que a sociedade apedreja tanto uma traição oriunda da parte feminina?(EDUCAÇÃO DAS MÃES= MEU FILHO É MACHO... PODE PEGAR TODAS! E MINHA FILHA É UMA SANTINHA VIRGEM A ESPERA DO PRÍNCIPE ENCANTADO)  Por que os direitos não são iguais? (POR QUE BEM LÁ ATRÁS E ATUALMENTE EM ALGUNS SETORES A FORÇA DE TRABALHO É MEDIDO POR QUANTO VOCÊ CONSEGUE LEVANTAR E POR QUANTO TEMPO. SABEMOS QUE HOMENS SÃO BEM MAIS FORTES FISICAMENTE. MAS A COISA ESTA MUDANDO!!) Aonde está escrito que a mulher não pode nunca mais se sentir amada e desejada já que a pessoa com quem está não lhe proporciona mais isso?(ANTIGA MENTALIDADE SOCIAL. PERGUNTE A SUA AVÓ OU BISAVÓ) Nem todo homem deixa a mulher seguir em frente, partir para outra relação.(OUTRO DOENTE). Se o cara trai a mulher dele ele é garanhão, todo mundo aceita.(VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE PATRIARCAL e MACHISTA).  Já a mulher, é impressionante, falam logo: "por que não deixou o cara essa safada?". Será que ela não tentou deixar? AFFF

Desculpe-me por responder a última parte de forma sintética. Estou no meio do trabalho e tenho que continuar... il lavoro. Não tenha isso como crítica! Mas como PARTICIPAÇÃO...INTERATIVIDADE.Você produziu o texto perguntas e eu o li. Só procurei  responder as suas indagações. Lembrando que parti do meu ponto de vista... que é a vista de UM PONTO. Se contribui fico feliz. MAS se não foi o caso. Desculpe-me!! GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO! BJS!!

Obrigadaaaaaaaaaa \o/
Www.facebook.com/vivicariolano | 92 99446-2672 | [email protected]


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: amor paixão, Manaus, VIVI CARIOLANO

+