Óleo de Andiroba cura dermatites e até reumatismo; conheça benefícios
Reconhecido pelo Ministério da Saúde pelas propriedades fitoterápicas, a Carapa guianensis, nome científico da popular Andiroba, é secularmente usada na Região Norte com múltiplas indicações contra dermatites, úlceras e lesões musculares. A casca e folhas são utilizadas para preparo de chá para combater febre, reumatismo e pneumonia.
Já o óleo de Andiroba, além de ser um repelente natural, é usado na produção de velas destinadas a afastar mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Chinkugunya e Zika Vírus.
Além disso, usa-se contra dermatites, faringite, amidalite, tosse, bronquite, úlceras e lesões musculares, contusões, inchaços, reumatismo, cicatrizações, vida e brilho ao cabelo.
As propriedades medicinais do óleo de andiroba são potencializadas quando ele é aplicado através de massagens ou friccionado sobre a pele.
Mas a sobrevivência da espécie está em risco e preocupa autoridades e estudiosos da área. Por não ser uma planta muito forte, é mais afetada pelos temporais e derrubadas.
Veja também
ASSUNTOS: Andiroba, cura na natureza, óleo de andiroba, Cura pela Natureza