Priapismo: Ereção prolongada e dolorosa!
ouça este conteúdo
|
readme
|
0:00
1.0x
Priapismo é definido como uma ereção persistente do pênis. É uma ereção involuntária, prolongada ( mais de 4 h ) e persistente mesmo após a ejaculação.
Pode ser dividido em dois tipos :
- Priapismo de baixo fluxo, é o tipo mais comum, doloroso , que pode causar fibrose do músculo do corpo cavernoso e da artéria cavernosa.
- Priapismo de alto fluxo,. Este é geralmente secundário a um corte ou ferimento penetrante no pênis ou períneo, é menos grave e com menor sequela..
Devido à fibrose causada pelo priapismo de baixo fluxo, pode resultar em cicatrizes profundas do tecido do pênis ( corpos cavernosos ) levando à disfunção erétil e impotência persistente e definitiva.
O priapismo pode ocorrer em homens de qualquer faixa etária, com picos na idade 5 a 10 anos e 20 a 50 anos. Geralmente envolve apenas os corpos cavernosos emparelhados, com a glande e o corpo esponjoso restante flácido ou levemente distendido, sem rigidez.
A causa mais comum de priapismo em homens adultos é o uso de injeções utilizadas para tratar a disfunção erétil. Nas crianças a causa mais comum é a anemia falciforme. Existem outras causas como trombose, hemodiálise, vasculites, doenças neurológicas, alguns medicamentos para pressão alta ou para depressão, dentre outras.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. O médico sempre tenta o tratamento com medicamentos ( e quase sempre funciona ! ) antes de partir para procedimentos mais invasivos. Assim como existem injeçoes para provocar ereção, também existem injeções intra cavernosas que provocam a flacidez do pênis. Estas injeções quase sempre funionam.
O importante é que essa ereção prolongada, além de ser extremamente dolorosa, é uma urgência urológica e deve ser tratada o mais rápido possível pois , caso contrário, pode levar à disfunção erétil definitiva .

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.