Compartilhe este texto

CBF confirma que Guerrero foi flagrado em exame antidoping nas eliminatórias

Por Portal Do Holanda

03/11/2017 13h57 — em
Esportes


Foto: Reprodução Instagram

O atacante Paolo Guerrero testou positivo para um estimulante, em exame antidoping realizado após o jogo contra a Argentina, em outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. A informação foi confirmada por Fernando Solera, presidente da comissão de controle de doping da Confederação Brasiliera de Futebol (CBF), ao GLOBO. A notícia do doping de Guerrero foi divulgada inicialmente pelo canal de TV "ESPN" da Argentina, mas se dizia inicialmente que a substância encontrada havia sigo uma "droga social".

O jogador, que foi informado nesta manhã de sexta-feira do resultado analítico adverso, ainda não pediu a abertura da contraprova. Guerrero e a Federação Peruana de Futebol (FPF) ainda não se manifestaram. E o Tribunal Antidopagem da Conmebol ainda não o suspendeu provisoriamente.

- Se não for o caso de uma administração médica equivocada, ele perderá a Copa do Mundo na Rússia, em caso de classificação de sua seleção. Eu acredito que isso irá acontecer - declarou Solera, que afirmou que uma possível administração médica, se ocorreu, não teria acontecido com o Flamengo, clube do jogador. - Esse é um caso grave, o uso de estimulante é semelhante ao de anabolizante, por exemplo, ambas susbstâncias não especificadas.

Solera explica que o documento indica a presença de S6 (código para os estimulantes) na urina do jogador. Mas que a susbstância em si não foi confirmada.

Ele afirma que, em casos de uso de estimulantes, não há tolerância de quantidade. Só o fato de aparecer no teste, é considerado resultado analítico adverso. E para estimulantes, a pena prevista pela Agência Mundial Antidoping (Wada) é de quatro anos de suspensão.

Comenta-se que o jogador estava gripado à epoca do jogo contra a Argentina e poderia ter recebido medicação equivocada. Se o jogador pedir a contraprova e o resultado for confirmado, o atacante pode perder as partidas contra a Nova Zelândia pela repescagem da Copa neste mês.

No jogo contra a Argentina, que terminou empatado em 0 a 0, Guerrero quase marcou um gol de falta nos minutos finais. O exame antidoping que acusou a presença de substâncias ilícitas no organismo do atacante foi realizado após esta partida, disputada em 5 de outubro.

FLAMENGO JÁ FOI COMUNICADO

O Flamengo já foi comunicado do episódio e acompanha a situação. A princípio, o clube rubro-negro pretendia escalar Guerrero na partida deste domingo, contra o Grêmio, às 17h, em Porto Alegre. Guerrero participou normalmente do treino desta sexta, no Ninho do Urubu, depois de ficar fora das últimas partidas após acusar um problema muscular na coxa esquerda.

O clube foi informado do doping pela Federação Peruana de Futebol (FPF). O jogador vai enviar à CBF toda a medicação tomada enquanto estava a serviço da seleção do Peru em outubro. O Flamengo apresentou à CBF um prontuário negando que qualquer medicamento que possa causar doping tenha sido ministrado pelo clube. Recentemente, Guerrero fazia tratamento conhecido como PRP, de reposição de plasma sanguíneo, para tratar lesão.

Em comunicado enviado ao "Sportv", os advogados do jogador negaram o consumo de qualquer substância ilícita por parte de Guerrero, e disseram que aguardam a contraprova.

Guerrero estava convocado para defender a seleção peruana na repescagem da Copa de 2018 nos dias 11 e 15 de novembro, contra a Nova Zelândia. Quem vencer a repescagem se classifica para a Copa da Rússia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: antidoping, flamengo, Guerrero, Esportes

+ Esportes