Morre, aos 101 anos, a matemática que ajudou Apollo 11 a chegar à Lua
A matemática Katherine Johnson, reconhecida por uma das mulheres que ajudou a colocar a Apollo 11 em órbita à caminha da Lua, morreu nesta segunda-feira (24) aos 101 anos, de acordo com informações da Nasa, onde ela trabalhou por 33 anos.
We're saddened by the passing of celebrated #HiddenFigures mathematician Katherine Johnson. Today, we celebrate her 101 years of life and honor her legacy of excellence that broke down racial and social barriers: https://t.co/Tl3tsHAfYB pic.twitter.com/dGiGmEVvAW
— NASA (@NASA) February 24, 2020
O filme “Estrelas Além do Tempo” retratou o feito de Katherine e outras mulheres afro-americanas que ajudaram no programa espacial da Nasa. Na década de 60, o trabalho dessas mulheres era calcular a trajetória dos primeiros lançamentos espaciais, algo que hoje é feito por computadores.
Os cálculos realizados por essas mulheres, como Katherine, que ajudaram na missão da Apolo 11 de pisar na Lua em 1969 e, antes disso, realizaram os cálculos que levou o primeiro norte-americano, Alan Shepard, em 1961, para o espaço.
Veja também
ASSUNTOS: Apollo 11, homem Lua, Katherine Johnson, matemática morre, Nasa, Mundo