Compartilhe este texto

Morre, aos 101 anos, a matemática que ajudou Apollo 11 a chegar à Lua

Por Portal Do Holanda

24/02/2020 14h37 — em
Mundo



A matemática Katherine Johnson, reconhecida por uma das mulheres que ajudou a colocar a Apollo 11 em órbita à caminha da Lua, morreu nesta segunda-feira (24) aos 101 anos, de acordo com informações da Nasa, onde ela trabalhou por 33 anos. 

O filme “Estrelas Além do Tempo” retratou o feito de Katherine e outras mulheres afro-americanas que ajudaram no programa espacial da Nasa. Na década de 60, o trabalho dessas mulheres era calcular a trajetória dos primeiros lançamentos espaciais, algo que hoje é feito por computadores. 

Os cálculos realizados por essas mulheres, como Katherine, que ajudaram na missão da Apolo 11 de pisar na Lua em 1969 e, antes disso, realizaram os cálculos que levou o primeiro norte-americano, Alan Shepard, em 1961, para o espaço. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Apollo 11, homem Lua, Katherine Johnson, matemática morre, Nasa, Mundo

+ Mundo