Polícia resgata mais de 1.400 armas das mãos de criminosos em Manaus
Manaus/AM - De janeiro a agosto de 2018, as forças estaduais de segurança pública do Amazonas apreenderam 1.418 armas de fogo que estavam nas mãos de criminosos em Manaus, de acordo com informações do Instituto de Criminalística (IC), responsável pela perícia no material.
Em média, foram 177 apreensões por mês em 2018. Todo arsenal apreendido é encaminhado ao setor de Balística Forense do IC, onde passa por testes para verificar se pode ser usado por forças policiais. As armas que não são reaproveitadas seguem para destruição. '
Neste ano, de janeiro a julho, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) enviou ao Exército três lotes de armas – incluindo simulacros – para serem destruídos. Conforme informações do TJAM, as armas passam por uma prensa e depois são incineradas em um processo que utiliza produto químico. O resultado é a transformação do material prensado em blocos de ferro.
Neste ano, o maior volume de apreensões foi de revólveres, especialmente de calibre 38, que respondem por uma em cada três armas apreendidas (34,2%) no Estado. Em seguida aparecem as pistolas, que representam 17,9% das apreensões de 2018.
O mês de abril registrou a maior quantidade de armas apreendias neste ano, com 211 unidades. Parte desse armamento foi apreendido no âmbito da Operação Banzeiro, que resultou na prisão de 13 pessoas com diversas armas, incluindo uma com capacidade para abater aviões.
O mês de agosto teve o segundo maior volume de apreensões deste ano, com 190 armas retiradas das ruas pelas forças de segurança do Estado.
ASSUNTOS: apreensões, armas, Manaus, Policial