Com estreia adiantada na China, 'Aquaman' já é um sucesso de bilheteria
LOS ANGELES — As atenções do mercado cinematográfico no pultimo fim de semana se voltaram para a China, onde "Aquaman" arrecadou US$ 94 milhões em bilheteri, justificando a o arriscado plano da Warner Bros de lançar o filme primeiro no país asiático.
Hollywood vem apredendo muito sobre os cinéfilos chineses nos últimos anos, mas lançar suas produções no país — segundo maior mercado do mundo, depois dos EUA — ainda é um desafio. A Warner e outros estúdios não podem distribuir seus próprios filmes na China, precisam passar pela empresa estatal de distribuição. Além disso, a censura local muitas vezes libera filmes americanos apenas no último instante, prejudicando os esforços de marketing.
O público chinês tem se tornado mais seletivo em relação a filmes de Hollywood, muitas vezes preferindo produções locais como o extravagante "Operação Mar Vermelho", dirigido por Dante Lam, conhecido como o "Michael Bay da Ásia".
Com isso, "Aquaman", com Jason Momoa no papel principal e dirigido por James Wan, poderia ter sido um fracasso na China, o que deixaria uma marca negativa antes da estreia global. O filme chega ao Brasil nesta quinta-feira e a outros 40 países na sexta. Nos EUA, a estreia será apenas em 21 de dezembro.
A Warner decidiu antecipar o lançamento de "Aquaman" na China para evitar o tradicional período de blecaute do fim de ano para filmes americanos. A primeira estreia na China — onde Wan tem muitos fãs, graças ao sucesso de ""Velozes e furiosos 7" — também permitiria à Warner limitar o impacto da pirataria, muito forte no país. A pirataria foi um fator importante no recente fracasso dos “Podres de ricos” nas bilheterias chinesas. O lançamento da comédia romântica na China aconteceu três meses depois de seu lançamento em outras partes do mundo.
E por que a Warner não lançou "Aquaman" nos EUA tambÉm neste final de semana?
Os dois finais de semana após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos estão tipicamente entre os períodos mais lentos do ano, já que compras de fim de ano e festividades relacionadas têm prioridade. Não houve novos lançamentos no final de semana na América do Norte, onde o filme número 1 foi mais uma vez "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (Disney), que arrecadou cerca de US$ 16,1 milhões, para um total doméstico de US$ 140,9 milhões. , de acordo com a comScore.
Veja também
ASSUNTOS: aquaman, Cinema