Compartilhe este texto

Escultura obscena gigante em Praga denuncia comunistas no governo antes das eleições

Por Portal Do Holanda

23/10/2013 9h52 — em
Política




©afp.com / MICHAL CIZEK - Foto de 21 de outubro de 2013 mostra estátua gigante feita pelo artista plástico David Cerny, dentro do rio Vltava, em frente ao Castelo de Praga, sede do governo tcheco.

Praga (AFP) - Uma enorme estátua do polêmico artista David Cerny - que representa uma mão levantando o dedo médio em um sinal obsceno na frente do Castelo de Praga, sede da Presidência - apareceu nesta terça-feira na capital tcheca, poucos dias antes das eleições legislativas antecipadas.

A escultura, colocada no meio do rio Moldava, está diante da residência oficial do presidente Milos Zeman, ex-militante comunista (de 1968 a 1970).

Zeman disse que, após as eleições, é favorável ao projeto do Partido Social-Democrata de formar um gabinete de coalizão apoiado pelo Partido Comunista Tcheco - afastado do poder até o momento.

O escultor David Cerny explicou que sua obra "é uma saudação com o dedo médio para os comunistas de merda".

A escultura de cor violeta, com um enorme dedo médio, foi instalada em uma plataforma flutuante no rio Moldava.

Segundo as autoridades da capital, a obra ficará "exposta" até o próximo sábado, quando fecham as seções eleitorais.

As eleições começam nesta sexta-feira.

Veja também


  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: arte & cultura, liberdade de expressão, política, Famosos & TV, Mundo, Política

    + Política