Compartilhe este texto

Casa onde Jorge Amado viveu em Ilhéus, na Bahia, sofre depredação e furtos

Por Folha de São Paulo

06/04/2025 22h15 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Criminosos invadiram a casa onde Jorge Amado morou até os 18 anos, em Ilhéus, na Bahia, na sexta-feira. O imóvel, que é um espaço de visitação, foi arrombado, e materiais do acervo do escritor foram roubados. Os responsáveis ainda não foram identificados.

A casa estava interditada desde janeiro deste ano para passar por uma restauração, e a maior parte dos itens que eram expostos lá, como livros e móveis, foram movidos para o Teatro Municipal. Os ladrões furtaram uma televisão e objetos que estavam expostos numa vitrine lacrada. Também danificaram as portas do primeiro andar do lugar e quebraram vidros.

Anarleide Menezes, secretária de Cultura de Ilhéus, disse à TV Santa Cruz que poucas peças do acervo foram furtadas e que a delegacia especializadas em furtos e roubos abrirá um inquérito na segunda-feira para investigar o que pode ser recuperado. "A gestão municipal está realizando o levantamento dos danos e tomando as providências cabíveis junto aos órgãos de segurança pública", disse a Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus em nota.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura