Cássio Gabus Mendes volta ao teatro com 'Uma Ideia Genial' e critica remakes
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Emendando uma novela na outra, Cássio Gabus Mendes teve a sensação de interpretar os seus personagens no modo automático. Findo o contrato com a TV Globo, onde trabalhava havia 42 anos, o ator volta aos palcos, depois de três décadas. "Precisava me reciclar como artista e nada melhor que o teatro para isso", diz o ator, de 63 anos. "Nunca consegui fazer teatro e novelas ao mesmo tempo, é uma coisa minha, porque me fazia mal. Achava que a peça não daria certo fazendo tudo nessa correria."

Proposta de redução da jornada de trabalho produz voto e desemprego
Nos ensaios da peça "Uma Ideia Genial", em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, ele encara um modo de atuação diferente, o que inclui o posicionamento do corpo, o uso da fala e o tempo de atuação. "Eu preciso trabalhar, isso é certo. É mentira achar que por ter trabalhado muito tempo na Globo você é o tal. Não sei com outros, mas é assim no meu caso."
Inspirado na tradição do vaudeville, o texto do francês Sébastien Castro se alicerça no ciúme. Arnaud, papel de Gabus Mendes, suspeita que sua mulher, Marion, interpretada por Suzy Rêgo, está interessada em um corretor de imóveis, vivido por Ary França. Para testar a fidelidade de Marion, Arnaud decide contratar um sósia do agente, que acaba se encontrando com o verdadeiro.
Para piorar a confusão, a vizinha do casal, Catherine, personagem de Zezeh Barbosa, mostra interesse por esse mesmo agente imobiliário. A direção da comédia é de Alexandre Reinecke. Gabus Mendes afirma ter apreço pelo vaudeville, gênero popular do fim do século 19 que reunia em cena diversas atrações burlescas. O ator diz que a peça mostra que ser feliz é possível.
O talento de Gabus Mendes vem de família. Seu pai é Cassiano Gabus Mendes, autor de novelas, como "Elas Por Elas" e "Ti Ti Ti", títulos clássicos que ganharam remakes. Também é sobrinho do ator Luiz Gustavo, conhecido como o Seu Vavá, de "Sai de Baixo", com quem Gabus Mendes afirma ter aprendido a fazer comédias.
"Ele criou um estilo só dele, e eu tenho de ter cuidado para não o imitar, é uma tentação", afirma o ator. Gabus Mendes integrou o elenco de "Vale Tudo", cujo remake passará a ser exibido em março. "Eu não gosto de remakes, porque essa história está contada. Queremos ver coisas novas. É muito perigosa a comparação, inclusive com a obra original", afirma. "É melhor fazer 'Vale Tudo' como está lá, mas é claro que o novo elenco é formado por grandes atores."
Na visão do ator, pode estar faltando inspiração dos autores jovens. "Antes de qualquer coisa, uma novela tem de contar uma boa história. Pode contar a trama em Marte, mas precisa contar uma boa história", diz Gabus Mendes.
UMA IDEIA GENIAL
Quando Sex., às 21h; sáb. e dom., às 21h30. Até 27 de abril
Onde Teatro Procópio Ferreira - r. Augusta, 2823, São Paulo
Preço R$ 140
Classificação 14 anos
Autoria Sébastien Castro
Elenco Cássio Gabus Mendes, Suzy Rêgo e Ary França
Direção Alexandre Reinecke

ASSUNTOS: Arte e Cultura