Cid Moreira se emocionou no JN ao anunciar censura na Globo, conta Boni
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um dos momentos mais marcantes do Cid Moreira no Jornal Nacional foi quando ele se emocionou ao anunciar censura na Globo devido a novela Roque Santeiro, lembrou Boni, durante entrevista ao UOL News 2ª Edição desta quinta-feira (3). Cid morreu nesta quinta-feira (3), em Petrópolis (RJ), aos 97 anos.
"O JN mais marcante dele para mim foi o texto lido quando a novela Roque Santeiro foi proibida. Porque, pela primeira vez, o doutor Roberto nos concedeu o direito de dizer que a gente estava sob censura", comentou Boni.
"Até então, como todos os jornais, o jornal publicava texto em branco, receita de bolo, a gente tinha censura também, das mais fortes. Porque nosso alcance era maior."
Boni, um dos criadores do Jornal Nacional, deu detalhes dos bastidores desse dia que a Globo foi censurada pela ditadura militar.
"Ele leu emocionado. Nós estávamos no estúdio, eu, o Armando Nogueira e a Alice-Maria. Teve também essas instruções, como é que faz? Ele pediu para mim 'por favor, eu não quero ler o texto antes, não quero marcar o texto nem fazer reflexões, porque eu vou exagerar, estou nervoso, me dá o texto na hora que eu leio'.
Ele leu o texto na hora, sem ter visto antes e leu de uma forma magnífica. Talvez não a mais importante, mas a mais comovente narração do Cid Moreira", lembrou Boni.
ASSUNTOS: Arte e Cultura