Compartilhe este texto

Dia da Visibilidade Trans tem shows de Taemme e Enme em São Paulo

Por Folha de São Paulo

28/01/2025 22h30 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Celebrado nesta quarta (29), o Dia da Visibilidade Trans marca o lançamento da campanha "Travesti e Respeito", no Congresso Nacional, em 2004. Desde então, representa o combate ao preconceito e a busca por visibilidade positiva para a população trans.

Em homenagem à data, a capital paulista recebe eventos musicais, culturais e artísticos. Confira a agenda a seguir.

ALMA DO DESERTO

O documentário acompanha Georgina Epiayu, uma mulher trans da etnia wayúu que tenta emitir sua carteira de identidade depois de perder seus documentos em um incêndio causado por vizinhos intolerantes. Vencedor do Leão Queer no Festival de Veneza. Nesta quarta (29), a Folha promove um debate após a sessão de pré-estreia do longa no Espaço Petrobrás de Cinema. Participam da conversa Will Domingos, montador do filme, Naief Haddad, Jorge Abreu e Majur Harachell Traytowu , liderança indígena trans.

Alma del Desierto. Colômbia, Brasil, 2024.

Dir.: Mónica Taboada-Tapia. 87 min. Livre

R. Augusta, 1.470, Consolação, região central.

Qua. (29), às 21h. Grátis, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão

AMORES Q_______

Com direção de Oru Florydo, o espetáculo de dança é uma das ações do projeto "Tranz-formar quem se move- por uma dança não transfóbica". No palco, o elenco -majoritariamente trans- se debruça sobre as várias facetas do amor, dando destaque às tentativas e fracassos em relações não monogâmicas. Os bilhetes são distribuídos uma hora antes da apresentação.

R. Treze de Maio, 240, Bela Vista, região central.

Qua. a sáb., às 20h. Dom., às 18h. Até 2/2. Grátis

BAILE POP LGBTQIA+

A festa inclui sets música eletrônica e pop com o DJ Will, além de show da cantora Traemme e covers de Gloria Groove.

Casa de Cultura Vila Guilherme - pça. Oscar da Silva, 110, Vila Guilherme, região norte.

Sex. (31), às 20h. Grátis

ENME

Artista trans, a rapper maranhense encerra a turnê "Atabake Deluxe". Seu repertório conta com referências da cultura afro-indígena na região amazônica e do hip hop. As entradas precisam ser retiradas antecipadamente no site.

Casa Natura Musical - r. Artur de Azevedo, 2.134, Pinheiros, região oeste.

Dom. (2), às 19h. Grátis em Sympla

EXPOSIÇÃO "PAJUBÁ: A HORA E A VEZ DO CLOSE"

A mostra promove uma imersão na história da cultura travesti e na linguagem Pajubá -criada pelas travestis brasileiras há cerca de cem anos e símbolo do orgulho LGBTQIA+. Com curadoria de Marcelo Campos e Amara Moira, a exposição apresenta personagens marcantes da comunidade, além de destacar movimentos da arte contemporânea e reflexões sobre memória, cultura e resistência. A entrada é gratuita, mas precisa ser retirada antecipadamente pelo site.

Museu da Diversidade Sexual - r. do Arouche, 24 (estação República do metrô), República, região central.

Ter. a dom., das 10h às 18h. Grátis em Sympla

SP TRANSVISÃO – SEMANA DA VISIBILIDADE TRANS

A SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco promove evento com debates e shows. A programação também inclui uma oficina sobre a promoção da saúde e bem-estar e noções sobre economia social e solidária e oportunidades para geração de trabalho e renda.

SP Escola de Teatro - pça. Roosevelt, 210, Consolação, região central.

Qua. (29), a partir das 14h. Programação completa em spescoladeteatro.org.br

TRANSluciDay

Em celebração ao mês da visibilidade trans, o projeto realizado em parceria com o Instituto Luz, com curadoria de Leona Jhovs, conta com oficinas e espetáculos de teatro, circo, artes visuais, música e rodas de conversa sobre temas como visibilidade, representatividade, ascensão, família e atuação política.

Sesc Bom Retiro - al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, região central.

Qua. (29), das 12h às 20h. 14 anos. Programação completa em sescsp.org.br. Grátis


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura