Compartilhe este texto

Jornalista palestina de filme selecionado para Cannes é morta em Gaza

Por Folha de São Paulo

17/04/2025 15h45 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Fatma Hassouna, jornalista palestina que tem sua história contada em filme selecionado para o Festival de Cannes, morreu em ataque de Israel na Faixa de Gaza.

A jornalista Fatma Hassouna e outros nove membros da família morreram após um bombardeio em Gaza. A morte foi confirmada pela Associação do Cinema Independente para a sua Difusão (ACID).

Uma sequência de bombardeios israelenses em campos de deslocados foi registrada na última quarta-feira (16). O ataque deixou 40 pessoas mortas, segundo informações da Defesa Civil de Gaza.

Fatma morreu 24 horas após o filme que conta a história de vida dela ser selecionado para o Festival de Cannes, uma das principais mostras de cinema do mundo. Ela protagoniza "Put Your Soul On Your Hand And Walk" (Coloque sua alma em sua mão e ande, em tradução livre), que é dirigido pela diretora franco-iraniana Sepideh Farsi.

O documentário exibe várias conversas entre Fatma e a diretora. O filme estreia em Cannes em 14 de maio e fica em cartaz até o dia 23.

A jornalista ficou conhecida pelas fotografias que documentaram o impacto da guerra e da ocupação de militares israelenses em Gaza. As fotos de Fatma foram publicadas em diversos jornais e portais de notícias no mundo todo.

No perfil do Instagram, Hassouna era seguida por mais de 27 mil pessoas. Ela se definia com a frase "uma mulher corajosa persegue a luz em busca de espanto".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura