Jornalista palestina de filme selecionado para Cannes morre em ataque de Israel
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A fotojornalista Fatma Hassona morreu aos 25 anos, junto a 10 de seus familiares, durante bombardeios de Israel na Faixa de Gaza que mataram pelo menos 40 pessoas nesta quinta-feira (17). A informação foi confirmada pela Acid, a Associação de Cinema Independente para a sua Difusão.

Cassada e condenada à prisão, Zambelli chora
Hassona é mais conhecida por ter contado sua história no filme "Put Your Soul On Your Hand And Walk", ou coloque sua alma em sua mão e caminhe, dirigido pela diretora franco-iraniana Sepideh Farsi e selecionado para o Fesival de Cannes deste ano. O documentário reúne registros de seu cotidiano em meio à guerra.
"Todos os dias, ela me enviava fotos, mensagens escritas, notas de voz", disse Farsi ao Le Monde. "Quando a conexão permitia, tínhamos chamadas de vídeo. Toda manhã, eu acordava me perguntando se ela ainda estava viva."
"Seu sorriso era tão mágico quanto sua tenacidade: testemunhar, fotografar Gaza, distribuir alimentos apesar das bombas, do luto e da fome", escreveu a Acid em uma nota. "Havíamos assistido e escalado um filme onde a força vital desta jovem mulher era como um milagre. Não é mais o mesmo filme que vamos apresentar em todas as salas, começando por Cannes."
De acordo com o Sindicato Palestino de Jornalistas, mais de 200 jornalistas morreram em ataques de Israel desde outubro de 2023.

ASSUNTOS: Arte e Cultura