Compartilhe este texto

Jornalista palestina de filme selecionado para Cannes morre em ataque de Israel

Por Folha de São Paulo

17/04/2025 17h45 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A fotojornalista Fatma Hassona morreu aos 25 anos, junto a 10 de seus familiares, durante bombardeios de Israel na Faixa de Gaza que mataram pelo menos 40 pessoas nesta quinta-feira (17). A informação foi confirmada pela Acid, a Associação de Cinema Independente para a sua Difusão.

Hassona é mais conhecida por ter contado sua história no filme "Put Your Soul On Your Hand And Walk", ou coloque sua alma em sua mão e caminhe, dirigido pela diretora franco-iraniana Sepideh Farsi e selecionado para o Fesival de Cannes deste ano. O documentário reúne registros de seu cotidiano em meio à guerra.

"Todos os dias, ela me enviava fotos, mensagens escritas, notas de voz", disse Farsi ao Le Monde. "Quando a conexão permitia, tínhamos chamadas de vídeo. Toda manhã, eu acordava me perguntando se ela ainda estava viva."

"Seu sorriso era tão mágico quanto sua tenacidade: testemunhar, fotografar Gaza, distribuir alimentos apesar das bombas, do luto e da fome", escreveu a Acid em uma nota. "Havíamos assistido e escalado um filme onde a força vital desta jovem mulher era como um milagre. Não é mais o mesmo filme que vamos apresentar em todas as salas, começando por Cannes."

De acordo com o Sindicato Palestino de Jornalistas, mais de 200 jornalistas morreram em ataques de Israel desde outubro de 2023.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura