Compartilhe este texto

Mexicanos insatisfeitos com 'Emilia Pérez' pedem reembolso em cinema

Por Folha de São Paulo

30/01/2025 11h45 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma semana após o lançamento de "Emilia Pérez" no México, centenas de pessoas pediram à rede de cinema que deu seu "selo de garantia" ao musical um reembolso do valor do ingresso.

Sucesso entre a crítica especializada, o longa de Jacques Audiard, ambientado no México mas filmado principalmente na França, é condenado nas redes sociais pela banalização de questões como a transição de gênero, o narcotráfico e a imigração.

Centenas de espectadores de "Emilia Pérez" pediram de volta seu dinheiro por não estarem satisfeitos com o filme, assegurado pela "Garantia Cinépolis" de reembolso caso o consumidor esteja insatisfeito.

"Emilia Pérez", estrelado por Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña e Selena Gomez, foi o filme em língua não inglesa a receber mais indicações na história do Oscar –inclusive na categoria de melhor e de melhor atriz, na qual Gascón virou a primeira trans a ser indicada como melhor atriz. A trama acompanha uma advogada, Rita, que ajuda um chefe do narcotráfico a se transformar em mulher.

Pessoas mexicanas têm expressado indignação com o que chamam de "representação estereotipada" de seu país e a "falta de autenticidade cultural" em "Emilia Pérez".

O diretor do musical, Audiard, enfatizou que sua obra representa somente uma "realidade interpretada do México". "Tive muito cuidado, não queria ofender os mexicanos, não queria magoar ninguém"


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura