Compartilhe este texto

Morre Christine Boisson, atriz francesa de 'Emmanuelle', aos 68 anos

Por Folha de São Paulo

25/10/2024 17h45 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Christine Boisson, atriz francesa do filme erótico "Emmanuelle", morreu em uma casa de repouso em Paris, aos 68 anos, em decorrência de uma doença pulmonar. A notícia foi confirmada por sua filha, Juliette Kowski, à AFP. Boisson participou de dezenas de filmes e peças teatrais durante 40 anos de carreira.

A artista ganhou reconhecimento aos 17 anos, por viver a personagem Marie-Ange no erótico "Emmanuelle," de 1974. A trama narra as aventuras amorosas da personagem-título -papel de Sylvia Kristel, que morreu em 2012, aos 60 anos- como uma jovem francesa Bancoc.

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Emmanuelle Arsan em 1959, o filme foi sucesso de bilheteria no país. Desde então, foram feitos vários remakes, o mais recente deles neste ano.

Segundo sua filha, Boisson não gostava de ser associada apenas à imagem de uma atriz erótica. Durante sua longeva carreira, ela apareceu em mais de 50 créditos de filmes. Atuou em "Identificação de uma Mulher", filme de 1982 de Michelangelo Antonioni, e recebeu em 1984 o Prix Romy Schneider, que premia jovens atrizes na França.

Também protagonizou vários filmes internacionais, como o suspense "O Segredo de Charlie", de 2002, um de seus filmes em inglês. A artista, que fez o papel da comandante Dominique, contracena com Mark Wahlberg, Thandie Newton e Tim Robbins no longa.

Para além do cinema, Boisson estrelou em diversas produções teatrais. Sua estreia foi em "A Gaivota" (1977), de Anton Tchékov. Em 1993 participou do elenco de "A Megera Domada", de William Shakespeare e, em 1998, de "Ashes to Ashes", de Harold Pinter.

Christine Boisson nasceu em Salon de Provence, França, em 8 de abril de 1956. A artista era filha de mãe francesa e de pai das Índias Ocidentais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura