Compartilhe este texto

Morre Clem Burke, baterista da banda Blondie, pioneira do new wave, aos 70 anos

Por Folha de São Paulo

07/04/2025 12h45 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Clem Burke, o baterista da banda Blondie, morreu na manhã desta segunda-feira (7). A noticia foi compartilhada pelo grupo, que disse que o músico tratava um câncer.

"Clem não era apenas um baterista, era o coração pulsante da Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram incomparáveis, e suas contribuições para o nosso som e sucesso são incalculáveis", escreveram os membros da banda no Instagram.

"Além de sua musicalidade, Clem era uma fonte de inspiração tanto dentro quanto fora do palco. Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida como uma rocha tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo."

A publicação lista algumas das parcerias de Burke, que mostram o alcance da influência do baterista. Ele colaborou com Eurythmics, Ramones, Bob Dylan, Bob Geldof, Iggy Pop, Joan Jett, Nancy Sinatra, Chequered Past, The Fleshtones, The Romantics, Dramarama, The Adult Net, The Split Squad, The International Swingers, L.A.M.F., Empty Hearts, Slinky Vagabond e os Go-Go’s.

A Blondie foi fundada por Debbie Harry e Chris Stein em 1974. Burke entrou para a formação em 1975, e sempre foi considerado um dos membros originais. Ele já estava no grupo o primeiro single, "X-Offender", e o primeiro álbum, que leva o nome da banda, saíram.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura