Compartilhe este texto

Morre Octávio Florisbal, executivo da Globo por quase três décadas

Por Folha de São Paulo

14/08/2024 9h45 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Octávio Frioli Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, morreu na noite de terça-feira, em São Paulo, aos 84 anos.

Formado em comunicação e marketing pela ESPM, Florisbal trabalhou para agências de publicidade antes de entrar para a emissora, como a J. Walter Thompson e a Norton Publicidade. Em 1982, foi para a Globo, onde estruturou o departamento de marketing da emissora, com o objetivo de conectar a área comercial da empresa aos setores de conteúdo.

Florisbal chefiou a Central Globo de Marketing até 1991, quando foi convidado pelos acionistas da emissora a se tornar superintendente comercial. Em 2002, substituiu provisoriamente Marluce Dias como diretor-geral da Globo após ela precisar se afastar por motivos de saúde. Dois anos depois, ele assumiu definitivamente o posto, que ocupou até 2012.

A partir daí, até 2017, ele fez parte do Conselho de Administração das Organizações Globo. Em seus últimos anos, o executivo se dedicou ao Instituto Helena Florisbal, que recebe o nome da publicitária com quem ele foi casado por décadas e fornece assistência social gratuita a crianças em vulnerabilidade social.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura