Compartilhe este texto

Mubi, plataforma de filmes cult, lança selo editorial dedicado a arte e cinema

Por Folha de São Paulo

02/12/2024 11h30 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A produtora, distribuidora e plataforma de streaming Mubi anunciou a criação de uma editora de livros, que será lançada em abril do próximo ano. Edições Mubi trabalhará com diversos formatos e gêneros em publicações dedicadas a cinema e artes.

Estão previstos dois a três títulos para 2025. A primeira publicação, "Read Frame Type Film" –colaboração com o complexo cultural Centre Pompidou, em Paris– está disponível para pré-venda. A distribuidora do selo no Brasil será a Thames & Hudson.

Ao portal Variety, a empresa anunciou que publicará livros dentro de quatro séries: "Projections", dedicada ao mundo da cultura e história do cinema; "Auteurs", colaborações com artistas e cineastas renomados; "Internegatives", textos raros, esgotados ou recém-traduzidos; e "Lights!", sobre as produções e lançamentos da própria Mubi.

Daniel Kasman, vice-presidente de conteúdo editorial da plataforma, afirmou que a Mubi vê o mercado editorial como uma ferramenta para conectar o cinema e o público global. Com a nova iniciativa, pretendem "desempenhar um papel significativo na promoção de uma comunidade global de espectadores e leitores engajados e amantes da arte —agora e no futuro", disse.

"Com as Edições Mubi, estamos ampliando o excelente trabalho realizado pela nossa publicação online e impressa, Notebook, e indo ainda mais longe: iniciar uma nova marca de livros dedicada a explorar a beleza e a riqueza da sétima arte. Ao fazer isso, a Mubi continuará a aprofundar sua missão de unir públicos ao redor do mundo através do amor por grandes filmes e pela cultura e história do cinema", afirmou Kasman.

"Read Frame Type Film" –do curador Enrico Camporesi, designer Philippe Millot e historiadora de design Catherine de Smet– combina imagem e texto ao abordar 24 obras da coleção de filmes do Centre Pompidou. O livro discute a falta de atenção dada a elementos textuais como créditos, legendas e títulos, essenciais para filmes artísticos ou experimentais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura