Compartilhe este texto

Papa Francisco teve programa de TV e fundou canal na Argentina; relembre

Por Folha de São Paulo

21/04/2025 14h00 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco, morto nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, foi um nome ativo na mídia argentina antes de ser eleito como sumo pontífice da Igreja Católica. Enquanto era arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio fundou um canal de televisão, o Canal 21 —emissora da arquidiocese da capital, que passou a se chamar Orbe 21, em 2014— e chegou a participar da programação.

Em "Bíblia, Diálogo Vigente", Bergoglio debatia temas como verdade, justiça, amor, sexualidade, inclusão, felicidade e o sentido da vida ao lado do rabino Abraham Skorka e Marcelo Figueroa, pastor da Igreja Presbiteriana na Argentina.

O anúncio da morte de Bergoglio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, por meio de uma mensagem de vídeo do Vaticano, nesta segunda. "Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco", disse Farrell. "Às 7h35 desta manhã (2h35 de Brasília), o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai."

O argentino Jorge Mario Bergoglio já deixava claro em seu primeiro pronunciamento como papa Francisco, em 13 de março de 2013, que faria um pontificado incomum. Desde o coloquial "boa noite", nada típico entre os pontífices anteriores, à ideia de que ele seria, no fundo, apenas o bispo de Roma, não um monarca clerical. E assim foi até um quadro de pneumonia bilateral do qual não conseguiu se recuperar totalmente encerrar seu período de 12 anos à frente da Igreja Católica.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura