Compartilhe este texto

Petrópolis inaugura Museu do Gato, com obras que homenageiam felinos

Por Folha de São Paulo

18/03/2025 12h00 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O amor pelo gatos virou agora um museu. Petrópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro, inaugurou no último final de semana o Museu do Gato.

O local foi idealizado pela artista plástica Lucimere Mazurec e vai funcionar aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. O espaço dedicado aos felinos fica entre as ruas Raul de Leoni e Ipiranga, no centro da cidade.

As obras e pinturas homenageiam os bichanos. Em entrevista ao g1, Lucimere afirmou que a ideia surgiu como uma tentativa de juntar arte e o amor por gatos.

"Petrópolis tem uma vocação cultural muito forte, e trazer um espaço inédito como esse une arte, história e afeto em um mesmo ambiente."

No sábado (15), data da inauguração, o gato Xartrux, de 1,30 metro, e a dona, de Jaú, interior de São Paulo, compareceram ao museu. Ele é considerado um dos maiores felinos do Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura