Compartilhe este texto

Renata Capucci fala com otimismo sobre diagnóstico de Parkinson

Por Folha de São Paulo

29/04/2025 14h00 — em
Arte e Cultura


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Renata Capucci, 52, falou um pouco sobre sua experiência de conviver com o diagnóstico de Parkinson - degeneração da parte do cérebro responsável pela coordenação de movimentos.

Diagnosticada com a doença quando tinha 45 anos, a jornalista relatou seus primeiros sintomas. Em entrevista para o programa Sem Censura (TV Brasil), ela afirmou que os primeiros sinais foram sutis, com uma lentidão na perna esquerda, como se estivesse mancando, até um movimento involuntário de seu braço.

Após receber o atendimento neurológico, Renata conta ter custado a acreditar que realmente tinha Parkinson. "A médica disse: 'Renata, você tem Parkinson'. Eu respondi: 'Doutora, a senhora está doida!'. É uma notícia devastadora, mas as pessoas sabem muito pouco sobre a doença", revelou.

Ainda assim, a jornalista garante que tenta levar seu diagnóstico com a maior leveza possível, destacando a importância de quebrar paradigmas. "Eu não ando por aí com uma plaquinha LED piscante dizendo 'tenho Parkinson'. A ideia é trazer luz sobre algo que ainda carrega muito preconceito".

Ao perceber que se tornou uma inspiração para outras pacientes com o mesmo diagnóstico, Renata Capucci transformou seu sofrimento em impulso. "Se esse foi o preço que paguei, valeu a pena. Se eu puder ajudar uma pessoa a entender a doença, buscar tratamento e valorizar os exercícios físicos, então meu diagnóstico não é o fim - é um recomeço", afirmou durante o programa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura