Vendedores ambulante são impedidos de usar árvores como suporte na Djalma Batista
Manaus/AM- Uma equipe da Gerência de Corte e Poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou no início da tarde desta segunda-feira, 16, uma ação de manejo fitossanitário nos ipês e paus-pretinhos existentes no cruzamento das avenidas João Valério e Djalma Batista, no Vieiralves, Zona Centro-Sul.
As árvores estavam sendo utilizadas pelos vendedores ambulantes que atuam naquela área como suportes para exposição dos produtos colocados à venda, a exemplo de frutas e hortaliças. Em um dos ipês, no canteiro central da Djalma Batista, os técnicos localizaram nos troncos indícios de perfuração com prego para essa finalidade. Os vendedores foram orientados a não utilizarem as árvores como cabides, sob pena de serem autuados em caso de reincidência.
Os técnicos foram ao local após receberem denúncias. Em outras ações, além de pregos, foram retirados também pneus, placas, correntes, cadeados e instalações elétricas fincadas nos troncos de árvores. Causar maus tratos às árvores é crime ambiental, previsto no Código Ambiental do Município (Lei 605/2001) e pode render multas que variam de 51 a 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs).
ASSUNTOS: árvores, djalma batista, Vendedores ambulante, Amazonas