Empresa fornecedora de asfalto em Manaus recebe visita técnica
Manaus/AM- Durante a manhã desta terça-feira, 30/5, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, conheceu a usina de asfalto Ardo Construtora e Pavimentação LTDA, na rodovia AM-010. A visita técnica foi marcada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, para acompanhar de perto a fabricação do asfalto aplicado nas ruas de Manaus.
Segundo o prefeito, a medida faz parte das metas administrativas da secretaria de obras. Ainda segundo o chefe do Executivo Municipal, o mesmo asfalto de qualidade utilizado nos recapeamentos também é empregado na operação tapa-buracos.
A massa asfáltica aplicada nas vias de Manaus é o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) e a Areia Asfáltica Usinada a Quente (AAUQ), que possuem ligante derivado do petróleo. Para produzi-lo, a empresa atende uma série de requisitos e normas técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que garantem a qualidade e manutenção das suas propriedades.
O engenheiro-chefe da empresa fornecedora do produto para Prefeitura de Manaus, Alexandre Evangelista, explicou que o asfalto é fabricado em usina específica de agregados de vários tamanhos e cimento asfáltico, ambos aquecidos em temperaturas previamente escolhidas, em função da característica do solo.
Segundo o corpo técnico de engenheiros da Seminf, a base da cidade de Manaus é muito ruim. O CBR que é o índice de suporte da base é muito baixo. Há áreas que chegam a 18, enquanto que o mínimo desejado é 60. Isso quer dizer que, mesmo com um excelente tapa-buraco, sempre há a possibilidade de abrir buraco na região em que foi feito o serviço.
O esforço da secretaria está em reforçar a base com várias técnicas que incluem a aplicação da pedra rachão, brita, BGS, Solo-cimento, entre outras técnicas de estabilização de base, seguindo a nomenclatura técnica sobre o assunto.
ASSUNTOS: asfalto, Manaus, visita técnica, Amazonas