Coronavírus: Alta carga viral em assintomáticos surpreende especialistas
Estudos sobre o coronavírus vem mostrando que a transmissão por assintomáticos está sendo responsável por cerca de 60% da propagação do vírus no Brasil. São pessoas acham que não adquiriram o vírus, mas o transmite para, principalmente, pessoas do grupo de risco.
Segundo um site do sistema Globo, um novo estudo mostra que algumas pessoas sem sinais da doença têm uma grande concentração do vírus que surpreende até cientistas, o que para estudiosos, seriam as pessoas mais contagiosas, já que não sentem os sintomas e circulam livremente por locais públicos, levando o vírus para dentro e fora de casa.
Para o site, o cientista Renato Santana, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG, explicou: "Já encontramos em pessoas totalmente assintomáticas, sem qualquer sinal de Covid-19, uma carga viral impressionante. Alta como nunca vi na vida”, relatou.
Existe a hipótese de que essas pessoas tenham adquirido uma nova linhagem do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que se replica com mais eficiência e, assim, seria mais contagiosa.
O cientista, disse ainda à reportagem do site, que o vírus tem dado mostra de se propagar com rápido explodir em casos e depois perder força, sem deixar de provocar doença, casos vistos como em cidades como Rio de Janeiro e Manaus, entretanto, o coronavírus continua a circular e os cientistas não acreditam que existem motivos para pensar que ele vá desaparecer.
Veja também
ASSUNTOS: assintomáticos, Brasil, carga viral, cientistas, COVID-19, saúde, transmissão, Brasil, Coronavírus