Alunos de escola municipal participam de curso de lutheria
Parceria entre a rede municipal de ensino e a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) já resulta no curso de lutheria (técnica de confecção de instrumentos musicais) para 20 alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco Nunes, localizada no bairro Puraquequara, zona Leste. As aulas tiveram início nesta segunda-feira, 11, na Oca do Conhecimento Ambiental do bairro.
O projeto, com duração de nove meses, será coordenado pela mestranda em Ciências Ambientais, Antônia Francineia da Silva. As aulas serão práticas e teóricas e os alunos produzirão o ukulelê, instrumento de corda criado em Portugal, mas bastante disseminado no Havaí.
Presente na aula inaugural, a subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Trajano, disse que o curso será uma maneira agradável e eficaz de ensinar conceitos de educação ambiental e também estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora dos estudantes.
Educação como base
O juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim, também esteve presente no primeiro dia de aula do curso de lutheria. Ele assegurou estar feliz com a parceria, pois acredita que a educação é o caminho para despertar nas próximas gerações uma consciência ambiental.
“Eu penso que isso é a solução para todos os problemas ambientais que nós temos. A educação ambiental acaba sendo o caminho formal para que nossa sociedade passe a respeitar o ambiente que a cerca, e essas crianças serão adultos conscientes, responsáveis e integrados à sociedade, capazes de traçar políticas ambientais corretas”, afirmou.
Após os nove meses para aprender a construir o ukulelê, os alunos receberão aula para tocar o instrumento, que será oferecido pelo Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça.
Foto: Lton Santos
ASSUNTOS: aula, curso, lutheria, Amazonas