Compartilhe este texto

Alunos vivenciam costumes, tradições e linguagens indígenas durante aula em Manaus

Por Portal Do Holanda

19/07/2017 15h40 — em
Amazonas



Manaus/AM- Yawaraté, yauatí, akuti, tayasú e capiwara foram alguns dos nomes de animais mamíferos em Nheengatu, que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisca Campos Correia, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, aprenderam, nesta terça-feira 19/7.

O projeto é desenvolvido pela professora e pedagoga da Secretaria Municipal de Manaus (Semed), Maria Rosemi do Nascimento, que desenvolve a tese de doutorado "O atendimento de crianças em escolas não-indígenas, considerando o componente curricular Ciências da Narureza" e foi trabalhado na escola com o tema ‘Os animais mamíferos regionais’. A doutoranda escolheu a unidade de ensino porque atende 15 alunos indígenas com o Registro Administrativo Nacional Indígena (Rani).

De acordo com Rosemi, o objetivo da aula é investigar assuntos dentro do componente curricular Ciências da Natureza, averiguando como funciona o atendimento das crianças indígenas nas escolas não indígenas.

A intenção do projeto, como explicou a doutoranda, é que a criança indígena matriculada em escola não-indígena mantenha sua origem, cultura e que os outros alunos também conheçam os costumes e tradições dos povos indígenas.

Para falar mais sobre o assunto abordado, o cacique da tribo Mura, Pedro Santos do Vale, apresentou para os alunos os nomes indígenas de animais mamíferos e mostrou a diferença de viver na tribo e na cidade, visto que ele vive na zona urbana há 20 anos.

Durante a aula, os alunos participaram de atividades lúdicas, com histórias da vida dos animais mamíferos, montaram quebra-cabeças, desenharam, pintaram e escreveram o nome dos bichos. Para a professora da turma, Mariana de Araújo, a atividade traz uma interação na cultura e o respeito entre os alunos. 

A aluna indígena, Arlete Pena, 6, disse que ficou muito feliz em ter um dia de aula voltada para a cultura indígena e aprender junto com os colegas os nomes de animais em Nheengatu.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aula, linguagens indígenas, Manaus, Amazonas

+ Amazonas