Universitário dá aulas em ônibus, para bancar estudos e ajudar mãe doente
Um estudante universitário tem dado aulas dentro de ônibus em Belém, no Pará, para custear seus estudos e ajudar a família. Eduardo Veras, de 24 anos, estuda Ciências Sociais na Universidade da Amazônia. Ele foi visto por uma jovem lecionando em um coletivo e comoveu internautas ao ter sua história compartilhada em uma rede social.
Na publicação, jovem explica que se surpreendeu ao ver um homem entrar no transporte coletivo com uma mochila nas costas e, diferente de outros pedintes, apresentar uma aula de história antes de explicar sobre seus problemas financeiros e pedir uma contribuição simbólica pelas explicações. Na rede social, o post já teve mais de 8 mil compartilhamentos e emocionou usuários.
— Na verdade, eu não sou professor por formação, mas por paixão. A ideia de dar aulas em ônibus veio depois que eu pedi uma ajuda para Deus. Eu queria fazer algo para a sociedade, mas que unisse o que eu gosto com as minhas necessidades — conta Eduardo, que está no sexto período da gradução e começou a trabalhar em transportes públicos em fevereiro.
O rapaz conta que, apesar dos elogios na internet, ele nem sempre é bem-recebido nos coletivos. Algumas pessoas se incomodam com as aulas nos ônibus, mas ele não desanima. Até porque a atividade é sua única fonte de renda atualmente. É com ela que Eduardo banca a universidade, custeada em parte por uma bolsa do governo federal, e ajuda no tratamento da mãe com câncer.
— Nessas últimas semanas, eu tenho ido dar aulas todos os dias de manhã. Às vezes, tiro um pouco mais, outras menos. Varia muito. Dependo da boa vontade dos outros em me ajudar — conta o estudante.
No YouTube, Eduardo tem um canal de vídeos no qual traz gravações de algumas aulas. Antes da divulgação de história no Facebook, ele tinha cerca de 60 seguidores, número que passou para 3 mil.
— O que essa menina (que divulgou a história na internet) fez foi incrível. Ela me ajudou muito. Eu acredito que o sucesso está naquilo que você gosta e eu gosto de dar aula, eu não queira outra coisa, mas não tenho tido muitas oportunidades — diz Eduardo.
Ele também agradeu a jovem por uma publicação no Facebook.
O rapaz diz que ainda tem um ano e meio de estudos antes de se formar e que, enquanto não conquista seu diploma, vai continuar a lecionar nos ônibus até conseguir um emprego. Nos coletivos, ele dá aulas de sociologia, história, filosofia e pensa em ensinar biologia, se conseguir dinheiro para comprar o material necessário para suas explicações.
— Não tenho emprego porque não aparece, não é por não querer trabalhar. Eu penso em continuar (com as aulas nos ônibus) porque é de lá que tenho tirado o meu dinheiro — explica Eduardo.
ASSUNTOS: aula, Brasil, educacão, onibus, pará, Brasil