Compartilhe este texto

Homem sofre AVC após estalar o pescoço

Por Portal Do Holanda

08/05/2019 2h49 — em
Mundo


Foto: Reprodução/ The Washington post

O americano Josh Hader, 28 anos, sofreu um AVC após estalar o pescoço. Ele começou a sentir dormência em um dos lados do corpo depois de ter o alongamento mal sucedido.

Em entrevista ao CNN, o médico que atendeu o homem disse que o estalo rompeu uma artéria. Os exames apontaram que ele estava com a artéria comprometida por causa da ruptura, o que causou o derrame.

Estalar o pescoço pode fazer com que haja uma dissecção de artérias da região cervical. “A dissecção arterial pode causar AVC isquêmico [o que ‘entope’ o vaso] caso se formem coágulos na região depois de um trauma no pescoço e eles causem, posteriormente, bloqueio dos vasos sanguíneos no cérebro”, é o que afirma a American Heart Association (AHA) e o neurologista José Biller.

Movimentos súbitos de hiperextensão e rotação do pescoço são os que mais podem resultar em disseção das artérias cervicais. O ferimento gera um coágulo que pode seguir o fluxo sanguíneo e entupir o vaso, o que pode gerar sérias complicações como o AVC.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: avc, derrame, estalo pescoço, Mundo

+ Mundo