Descubra a verdade sobre o polêmico óleo de palma
O óleo de palma vem de palmeiras nativas da África, onde tem sido consumido por milhares de anos. Ele é semi-sólido em temperatura ambiente. O óleo de palma é usado para cozinhar, especialmente na culinária africana ocidental e em curries. Ele também é encontrado em certos alimentos, produtos e combustíveis. O óleo de palma é 100% feito de gordura, sendo metade desta saturada. Ela ainda contém vitamina E e antioxidantes chamados de carotenoides, os quais o corpo pode converter em vitamina A. Além disso, ele tem em sua composição pequenas quantidades de ácido esteárico, mistírico e láurico. O óleo de palma está associado com vários benefícios para a saúde, incluindo proteção da saúde cerebral, redução nos fatores de risco de doença cardíaca e melhora dos índices de vitamina A.
O óleo de palma é uma excelente fonte de tocotrienóis, uma forma de vitamina E com propriedades antioxidantes fortes que podem ajudar na saúde cerebral. Apesar de alguns estudos serem controversos, esse óleo feralmente parece ter efeitos benéficos nos fatores de risco de doença cardíaca, incluindo diminuir o LDL e aumentar o HDL. O óleo de palma pode melhorar o índice de vitamina A em pessoas que estão deficientes ou em risco de deficiência. No entanto, ele também pode aumentar os fatores de risco cardíacos em algumas pessoas. Reaquecer repetidamente esse óleo pode diminuir sua capacidade antioxidante e contribuir para o desenvolvimento de doença cardíaca.
Nas últimas décadas, a demanda está elevada da produção de óleo de palma na Malásia, indonésia e Tailândia. Esses países têm climas úmidos e tropicais que são ideais para o crescimento das palmeiras. No entanto, a fim de acomodar as plantações de palmeiras, florestas tropicais estão sendo destruídas. Se você quer consumir o óleo de palma, compre eticamente, somente de marcas certificadas com a RSPO. A RSPO é uma organização comprometida em fazer a produção de óleo de forma amigável com o meio ambiente, culturalmente sensível e o mais sustentável possível.
ASSUNTOS: azeite de dendê, mitos e verdades, óleo de palma, Saúde e Bem-estar