Azevinho combate problemas do fígado
Problemas com o fígado, estômago, cólicas, febres, má digestão (dispepsia) e histeria são alguns dos que são tratados com essa erva medicinal, cujos efeitos adstringentes e analgésicos, tornam importante o seu consumo até para problemas nos ossos, como o reumatismo.
Um processo importante no preparo da bebida feita com esta planta, é o de infusão, adicionando-se um punhado de galhos de azevinho em um litro de água e coloca-se no fogo. Em seguida, deixa-se ferver por cinco minutos. Após o tempo determinado, desliga-se o fogo e mantém-se o recipiente fechado por mais 10 minutos.
Em seguida, coa-se o líquido e bebe-se uma xícara duas ou três vezes durante o dia. A sobra deste preparo não deve ser mantida, nem dentro nem fora da geladeira por mais de um dia, pois o chá perde suas propriedades e benefícios.
É importante alertar que o consumo exagerado desta erva pode causar intoxicação no organismo, principalmente no sistema digestivo, afetando os intestinos e estômago, com a apresentação de vômitos, cólicas, náuseas, diarreia e dores abdominais. Grávidas e crianças menores de 12 anos também não devem consumir esta erva.
Veja também
ASSUNTOS: Azevinha, Plantas medicinais, Cura pela Natureza