Com atuação brilhante de Suárez, Barcelona goleia Real Madrid em clássico
Com Messi de braço fraturado e Cristiano Ronaldo na Juventus, o clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado neste domingo, é o primeiro sem as duas estrelas desde 2007. Seria natural pensar na falta que o argentino faria se estivesse escalado para o confronto, mas a ausência de Messi não atrapalhou em nada o clube. Com um jogo tranquilo e de intensidade sobre os rivais, o Barça goleou o Real Madrid por 5 a 1, com direito a hat-trick de Suárez. Marcelo diminuiu para os merengues.
O primeiro tempo foi de grande pressão do Barça, que chegou a ter 70% de posse de bola contra um Real Madrid acuado. A insistência teve efeito ainda no começo da primera etapa, quando Philippe Coutinho abriu o placar. Após receber lançamento de Rakitić, Jordi Alba seguiu em disparada pela esquerda, invadindo a área adversária com tempo suficiente para encontrar o brasileiro do outro lado, que vai chegando perto do gol sem marcação. No fim do lance, Coutinho empurrou a bola com segurança para dentro da meta.
Embalado, o Barcelona ampliou a diferença aos 28 minutos, quando Suárez sofreu pênalti de Varane — a marcação da penalidade é simbólica por ter sido marcada com auxílio do árbitro de vídeo, primeira vez aplicado no clássico espanhol. Com a validação da falta, o uruguaio não desperdiçou a cobrança, embora Courtois tenha saltado no lado certo.
Na volta do intervalo, o técnico dos merengues, Julen Lopetegui parecia ter dado jeito no time, quando se viu uma mudança de postura do Real. Isco e Marcelo passaram a atuar mais nas criações, que deram certo aos 4 minutos do segundo tempo. Após jogada apertada do espanhol pela direita, que cruzou para o lado oposto, a bola passou por jogadores do Barcelona, que não a alcançaram, e chegou no brasileiro, que limpou o lance de Piqué antes de converter.
O jogo permaneceu equilibrado até os 29 minutos, quando Suárez marcou o terceiro gol do Barça, de cabeça, atrás da marca do pênalti. A partir desse instante, a resposta do Real Madrid minguou. A equipe de Ernesto Valverde voltou à pressão e fez mais dois. Um deles foi de Suárez, que de cavadinha sobre Courtois fechou a partida com um hat-trick, e o outro, de Vidal, que fuzilou o gol adversário de cabeça na pequena área.
O resultado agrava a crise do Real Madrid na gestão de Lopetegui como treinador. A derrota para o Barcelona já é a quarta seguida, estando há cinco jogos sem vencer (1 ponto de 15 possíveis). Está em nono lugar, com 14 pontos. O Barcelona se mantém na liderança do Campeonato Espanhol, com 21 pontos.
Mais cedo, o Getafe bateu o Betis por 2 a 0, jogando em casa; o Alavés ganhou do Villarreal de 2 a 1. Neste domingo, Sevilla e Huesca ainda jogam pela 10ª rodada, encerrando o cronograma do fim de semana.
ASSUNTOS: barcelona, goleada, REAL MADRID, Esportes