Amazonino: ‘eleição é só um detalhe’
O ex-governador Amazonino Mendes reapareceu com um discurso forte e uma frase, que de certa forma aponta para a sua reentrada no processo eleitoral deste ano: “eleição é só um detalhe”. Não é. Seu ingresso no Podemos - partido que ele diz ter a “cara de um país que sonha, um país que quer ter esperança”, indica que sua candidatura sai novamente do armário para ganhar as ruas.
O que Amazonino tem aos 80 anos é o que falta a alguns de 40: lucidez, perspicácia, inteligência.
O que o atrapalha é o seu entorno - a cerca humana que o separa de uma realidade mais presente e da qual ele, inadvertidamente, se distancia,
Mas goste-se ou não dele, ninguém pode negar que é um homem de visão e de uma rara inteligência.
EFEITOS DO CORONAVÍRUS
O mundo está parando. As manchetes das mídias são dominadas por títulos alarmantes. Ainda assim, o MS vai comprar testes só para 1,1% da população, e 60% dos municípios brasileiros não têm respiradores.
O ‘isolamento social’ é recomendado por todos os profissionais de saúde. Um médico italiano faz apelo para que os países se isolem. Mas pessoas em risco social não tem como se isolar.
A ‘quarentena’ afeta a vida das pessoas, das instituições e das cidades. O governo insiste em cortar salários dos trabalhadores, mas acena com milhões para ‘salvar’ setores bilionários.
Nesse ritmo, em breve chegaremos à ficção de “O dia em que a terra parou”. “O empregado não saiu pra trabalhar, porque sabia que o patrão também não estava lá”. Será o vazio total?
ASSUNTOS: Amazonino Mendes, david almeida, eleição 2020, Negão, Posemos, wison lima
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.