Amom Mandel sofre nova derrota no STF para o Portal do Holanda
- Venceu a liberdade de expressão e opinião. Perdeu a tentativa do parlamentar de desconstruir a verdade.
O candidato Amom Mandel (Cidadania) sofreu mais uma derrota na tentativa de restabelecer a censura aos meios de comunicação do Amazonas. Em favor da liberdade de expressão e opinião, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu que a coluna Bastidores da Política, do Portal do Holanda, ao opinar sobre ação policial que abordou o carro do parlamentar em atitude suspeita na Bola do Produtor, em 4 de janeiro, cumpriu seu dever de informar e opinar sobre uma situação de interesse público.
A decisão foi tomada depois de recurso apresentado pelo advogado Christhian Naranjo, contra medida favorável ao parlamentar, com a remoção do conteúdo determinado pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Luiza Cristina do Nascimento da Costa Marques e confirmada pelo ministro Dias Toffoli.
Leia também coluna que candidato tentava censurar: Amom x Rocam - um caso de política
Levado à segundo turma, Edson Fachin foi voto divergente, sendo seguido pelos demais ministros, com exceção de Gilmar Mendes e Toffoli.
Esse é mais um recurso do Portal do Holanda acolhido pela Suprema Corte diante de erros flagrantes de juízes do Amazonas em favorecimentos indevidos a políticos com histórico de hostilidade aos meios de comunicação, em claro ataque à liberdade de expressão e opinião.
Leia também:
STF decide a favor do Portal do Holanda em caso envolvendo Amom Mandel
ASSUNTOS: amom mandel, Portal do Holanda, STF
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.