Compartilhe este texto

Apagão ainda ameaça Manaus


Por Raimundo de Holanda

03/04/2017 21h52 — em
Bastidores da Política



Os dois grandes apagões registrados no período de uma semana e os ‘pequenos’ blecautes diários em Manaus acabaram  criando um segundo problema de abastecimento: a falta de água. Por tabela, outro serviço essencial foi afetado: a telefonia. Pelo menos duas operadoras "sairam do ar" no dia 22 de março, quando Manaus ficou às escuras. A população, enganada em três grandes projetos 'vendidos' como solução para o fim dos apagões na cidade - hidrelérica de Balbina, gasoduto Coari-Manaus e agora o linhão de Tucurui - cobra soluções rápidas, compromisso com a cidade e o Estado. Não dá mais para vender ilusões - como naquele anúncio divulgado nas tevês pela Eletronorte nos anos 80, para minar a resistência à construção da primeira hidrelétrica no Amazonas - " quem é contra Balbina é contra você". Vendeu o que não podia oferecer. A população paga até hoje um alto preço, econômico e ambiental. Pior, continua sofrendo com os apagões. 

NOVO DESEMBARGADOR

Nesta terça-feira  o Tribunal de Justiça do Amazonas deverá ganhar seu 23º desembargador, entrando na vaga o juiz de entrância final Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, que chega ao cargo por antiguidade.

MAL PARA O TJAM

Enquanto a Justiça do Amazonas procurava a ‘luz no fim do túnel’ escavado para fuga de detentos no Compaj, em Brasília a presidente do Supremo, Cármen Lúcia reclamava da ausência de representante do Amazonas na reunião mensal com os tribunais estaduais. Foi mal para o TJAM, que terá de fazer, até o dia 10, um relatório dos processos penais parados para ser entregue à presidente Cármen Lúcia.

SISTEMA DE VIGILÂNCIA

A Secretaria de Segurança do Amazonas disponibilizou ontem na internet o edital de chamamento público para parceria público-privada destinada a fortalecer o sistema de vigilância e monitoramento na cidade de Manaus. O secretário Sérgio Fontes quer ‘engrossar’ a rede de cabeamento com empresas e instituições do Estado, que tenham tecnologia adequada de CFTV e de rastreamento de veículos coletivos e privados. Atualmente, o Sistema de Segurança possui cerca de 260 câmeras, em diversos pontos da cidade, que são monitoradas no CICC e Ciops.

MILITÃNCIA NA RUA
 
Depois de experimentar o quarto lugar na disputa pela prefeitura de Manaus, em 2016, o petista José Ricardo já anda ‘assanhado’ para nova disputam em 2018. Ontem recebeu a publicação da aprovação de suas contas de campanha com entusiasmo, já pregando a campanha “com militância, de forma limpa, transparente e vitoriosa”.

MP-AM SOB INVESTIGAÇÃO

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) conclui amanhã sua  investigação para detectar as causas que mantiveram na geladeira processos sobre perda de cargo ou cassação de aposentadorias envolvendo promotores e procuradores do MP-AM.

@@@

Segundo o corregedor Cláudio Henrique Portela do Rego, há suspeita de “falhas” por parte do MP na condução do processo investigatório, o que exigiu uma ação rígida por parte do CNMP.

SABINO PEDE PROTEÇÃO

Afirmando que está marcado para morrer por chefões do crime organizado no Amazonas, o deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) compareceu ontem ao Ministério da Justiça para pedir proteção de vida.

O parlamentar alega que está sendo  caçado por matadores de aluguel que já realizaram, segundo ele, investidas  em sítio de sua propriedade e na igreja onde celebra cultos religiosos.  

Siga-nos no

ASSUNTOS: Apagão, eletronorte, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.