Compartilhe este texto

A aposta que Pauderney fez e perdeu


Por Raimundo de Holanda

18/05/2023 20h24 — em
Bastidores da Política



 

O ex-deputado Pauderney Avelino fez uma aposta arriscada. Brigou pelo comando do União Brasil no Amazonas, ganhou a convenção mas perdeu no tapetão. Era previsível que a maré a seu favor invadisse a praia e o pegasse sem calção de banho. Mas os percalços do ex-deputado não terminaram aí. Foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que vinha idealizando como ponte para as eleições de 2024.

Pauderney, que na politica soube escolher os adversários e dobrá-los, desta vez fez uma opção errada: quem estava do outro lado, puxando a corda no braço era o governador Wilson Lima, a quem o então secretário estava subordinado. Deu no que deu.

Não se pode tirar os méritos  de Pauderney enquanto deputado em várias legislaturas,  como defensor do modelo Zona Franca de Manaus e um estudioso da legislação de incentivos que balizam o modelo.Nem se pode condenar o fato de reivindicar o comando de um partido que, embora tenha mudado de nome - de PFL, depois  Dem para União Brasil - manteve durante anos a coerência de não se filiar a outra agremiação partidária 

Mas os tempos mudaram, novas lideranças surgiram, com múltiplos interesses. Sem mandato, perdeu articulação com o comando nacional do partido e acaba de sofrer uma derrota provavelmente  não reversível. E se não perdeu a chance de  voltar à Câmara dos Deputados nas próximas eleições, a tornou menor, sem o braço do governo para  sua voz chegar a um eleitorado cada vez mais alheio a idéias e valores.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Dem, Manaus, Pauderney Avelino, União Brasil, Wilson Loma, ZFM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.