Arthur coloca às claras situação pessoal e íntima
Não era a ocasião, mas era a hora. E como o amor não espera para acontecer, nem pode ser contido, o prefeito Arthur Neto quebrou o protocolo ontem durante a homenagem ao amigo Miquéias Fernandes, que recebia o título de Cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa, para apresentar publicamente a sua nova companheira. Da tribuna da casa, o prefeito fez do preâmbulo do seu discurso uma declaração de amor à arquiteta Elisabeth Valeiko, que na plateia assistia à solenidade. Chegou a se emocionar quando disse que juntos enfrentariam qualquer situação em busca da felicidade.
Embora tenha causado rebuliço no evento, Arthur mostrou que o politico deve ser transparente nas ações e emoções- colocando às claras uma situação pessoal e íntima. E sabe que seu gesto vai deixar feridas, mas cedeu à convicção de que homem público não tem vida privada. Por isso decidiu compartilhar seu mundo pessoal com as pessoas da cidade que ele administra. Nada de segredos. Esse é o mundo do qual o prefeito já havia se distanciado.
"Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito - peito de remador", dizia o poeta Vinícius de Moaraes. Arthur teve peito de abrir o coração.
SOLENIDADE REUNIU TRÊS CANDIDATOS A PREFEITO
A entrega do título de Cidadão do Amazonas ao ex-deputado Miquéias Fernandes levou ontem ao plenário da Assembleia Legislativa três dos nove candidatos a prefeito de Manaus. O prefeito Arthur Neto, o ex-deputado Marcelo Ramos e o deputado Serafim Correa, todos amigos do homenageado.
Marcelo destacou o fato comentando que “isso simboliza que Manaus é uma cidade que quer caminhar para a frente, é uma cidade que deixa de lado as adversidades e procura unir as divergências”.
Já Arthur disse que “a gente tem de festejar a democracia, acima de tudo”; enquanto Serafim lembrou o começo de sua carreira política como vereador junto com Miquéias e outros nomes.
GOMES NO LUGAR DE BOSCO
O líder do governo David Almeida anunciou ontem a indicação do deputado Dr. Gomes para ocupar a vaga de 2º vice-líder, no lugar do tucano Bosco Saraiva, que renunciou ao cargo por incompatibilidade da nova formação política na base do governo. Desejou êxito no exercício da vice-liderança, por causa do momento difícil que passa o Estado, diante da crise que atinge todo o país.
EDUARDO PUXA UMA BRASINHA...
Já em campanha pela reeleição do seu candidato a prefeito de Manaus, o senador Eduardo Braga anda interagindo muito com os seguidores de seu perfil no facebook. Sem esquecer de puxar uma ‘brasinha” para aquecer a sua própria imagem com vistas a 2018. Ontem ele abriu a postagem com a questão da atenção social, referindo-se ao programa do seu governo “Ame a Vida” que oferecia serviços de plantão de psicólogos e assistentes sociais nos DIPs, resolvendo conflitos e “desafogando o trabalho de policiais civis”.
TRE MIRA CASSAÇÃO DE REGISTROS
Segundo o procurador regional eleitoral no Amazonas, Victor Riccceli, os parlamentares que deixaram seus partidos no período da “janela da infidelidade” e depois migraram para o PTB, PMN, PT do B, PPL e PRTB, terão cassados os registros de suas candidaturas.
@@@
Todos eles descumpriram a legislação eleitoral quanto ao prazo para a filiação partidária. Serão impugnados pelos promotores eleitorais no prazo de cinco dias.
SERVIDORES DO TCE TÊM REAJUSTE
Por unanimidade, a ssembleia Legislativa (ALEAM) aprovou ontem reajuste salarial para 858 servidores ativos, inativos e pensionistas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
@@@
A reposição salarial, referente a 2014/2015, se baseia no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é de 8,76% e já aparecerá nos contracheques dos servidores neste final de mês.
@@@
A ALEAM também aprovou projeto de lei do TCE que cria Fundo de Apoio ao Exercício do Controle Externo (Faece). Pelo projeto, 50% do valor arrecadado com as multas aplicadas pelo TCE serão divididos com o Legislativo Estadual.
CRIMINALIZAÇÃO DO CAIXA DOIS
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes defende a criminalização do caixa dois de campanha, analisada pela Câmara dos Deputados em comissão especial que discute as "10 medidas de combate à corrupção" propostas pelo Ministério Público.
@@@
Diante da decisão do juiz Sérgio Moro de manter sob sua jurisdição os processos contra o cacique do PT e ex-presidente Lula, especialistas preveem uma tempestade judicial contra ele. A defesa de Lula tentou ‘convencer’ Moro de que os casos do cliente deveriam ser remetidos para a justiça de São Paulo, mas ele disse que a competência do juiz só poderá ser questionada quando a PGR encaminhar a denúncia. Deste modo, confirmado o impeachment de Dilma, Lula entrará na fila.
ASSUNTOS: Arthur Neto, Elisabeth Valeiko, paixão, transparência
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.