Arthur Virgílio anda incomodando
O ex-prefeito Arthur Virgilio Neto continua ativo nas redes sociais. E incomodando. Suas opiniões sobre política, economia, urnas eletrônicas e ativismo judicial dividem até mesmo seus seguidores, mas não se discute sua lucidez e o fato de ser parte da história do Brasil pós golpe de 64. Foi uma voz firme na reconstrução da democracia.
Vem sendo acusado de ter migrado para a direita, se transformando num bolsonarista. Arthur nunca flertou com a direita. Fez uma opção como eleitor durante a eleição presidencial, o que não o desqualifica nem enterra sua história.
O que impressiona é sua capacidade de buscar compreender o País e no que ele foi transformado com a vitória de Lula da Silva.
É certo que temos menos democracia. E Arthur percebe isso muito bem. A censura é explícita, especialmente nas redes sociais. E há uma tentativa canhestra de conceder o direito de opinião exclusivamente a uma elite que via sua capacidade de dominar a informação ameaçada - a mídia autodenominada “profissional”.
São outros os tempos e Arthur, como tantos brasileiros, tenta se reinventar e resistir.
Mas o que pretende o ex-deputado, ex-senador e ex-prefeito de Manaus ? Voltar à política partidária nas próximas eleições? É possível.
ASSUNTOS: Arthur Virgilio, Manaus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.