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Asfaltamento da BR 319: sonho que virou pesadelo


Por Raimundo de Holanda

12/11/2024 20h14 — em
Bastidores da Política


  • A informação do senador Eduardo Braga (MDB-Am), de que o licenciamento ambiental para a rodovia sai no início do próximo ano, e que em seguida será feita a licitação para o seu asfaltamento vai na contramão do que diz o ministro Renan Filho, mais realista e sem fazer apostas no escuro.
  • Renan é mais cauteloso - não ganha votos com a rodovia. Braga, ganha. O ministro propõe iniciar pela implantação de um projeto de governança...
  • A governança é um processo burocrático e caro, aberto a intervenções de ONGS. Uma armadilha na qual o governo Lula vai entrar e, quando sair, será muito provavelmente, sem nenhum avanço. Talvez por isso Renan tenha optado por esse caminho...

A BR 319 é importante para o Amazonas, mas seu asfaltamento é um sonho distante. Vai servir ainda por muito tempo como discurso dos políticos para alimentar a esperança de quem vê na rodovia uma saída para a integração e o desenvolvimento do estado. Não mais que isso. 

Primeiro, porque o país está entrando em recessão e não há dinheiro para uma obra gigantesca. Segundo,  a prioridade do ministro dos Transportes, Renan Filho, não é asfaltar logo, mas  estabelecer uma governança.

O que é isso? Instalar câmeras, contratar pessoal,  criar postos de policiamento, controle de áreas de preservação com agentes com carros equipados e conectados a satélites. Só aí as despesas podem chegar a R$ 600 milhões. Depois, somente depois entram os tratores e o asfalto. Mais R$ 1,5 bilhão para asfaltar 500 quilômetros.

Qual o problema? Não há dinheiro. O governo Lula enfrenta um déficit fiscal elevado e vai cortar orçamento dos  ministérios das Cidades e dos Transportes, entre outros.

A informação do senador Eduardo Braga (MDB-Am), de que o licenciamento ambiental para a rodovia sai no início do próximo ano, e que em seguida será feita a licitação para o asfaltamento vai na contramão do que diz o ministro Renan Filho, mais realista e sem fazer apostas no escuro. 

Renan é cauteloso - não ganha votos com a rodovia. Braga, ganha. 

A governança é um processo burocrático, longo e de alto custo, aberto a intervenções de ONGS. Do ponto de vista da preservação ambiental, a medida é até interessante, mas em se tratando de Brasil e  da BR 319, uma armadilha na qual o governo Lula vai entrar e, quando sair, muito provavelmente será sem nenhum avanço.

Talvez por isso Renan tenha optado por esse caminho... 

OBS: Há ainda o valor fundiário das terras no entorno da rodovia. Gente de olho grande no crédito de carbono.  Gente que lucra com tudo. O poder político  se instalando ali.  Mas quem? 

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ASSUNTOS: BR 319, Manaus, PORTO VELHO, RENAN FILHO

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.