Assassinatos por encomenda em Manaus e crimes não desvendados
ouça este conteúdo
|
readme
|
Não dá mais para contar nos dedos os assassinatos registrados diariamente em Manaus. Mas dá para perceber que as pessoas já não se espantam como antigamente.
Alguns dos crimes, ou a maioria deles (700 somente até novembro deste ano) são atribuídos a traficantes e suas organizações. Mas essa é uma meia verdade, uma desculpa para justificar certa incompetência da autoridade policial em investigar, prender e levar os culpados à justiça.
Numa cidade ‘infestada’ de pistoleiros e de gente reprimida, tomada pelo rancor, de vizinhos invejosos, de homofóbicos e de homens que suspeitam de traição amorosa, a vida do outro tem um preço. Há sempre um jagunço disposto a matar por dinheiro.
Nada vai mudar se não mudarem conceitos, se a prioridade “segurança”, que até agora não deu certo, não ceder espaço a uma arrojada transformação da sociedade pela educação.
Mas essa é uma outra história. Depende de pressão da sociedade sobre os políticos. Entretanto, o que se percebe com certa angústia, é que no geral as pessoas não se importam mais.
A violência passou a fazer parte de suas vidas e a morte se transformou em um espetáculo do qual todos participam, filmando nos celulares imagens chocantes que são espalhadas em ritmo alucinante. Não é espanto, é a exaltação da barbárie.
Não era sobre isso que eu pretendia escrever hoje. O fiz por receio de ficar, como os outros, anestesiado e indiferente. Para finalizar, um número assustador. Até agosto foram 651 homicídios, mas o ano deve fechar com 800. No ano anterior, 2020, foram registrados 657 e em 2019 outros 839. Se contabilizados os dez últimos anos, esse número passa de 9 mil.
O mais surpreendente e que nem 4% dos homicídios foram desvendados, ou os culpados presos e levados à justiça.
Veja também:
- Vídeo mostra momento em que dono do Pagode do P10 é executado em Manaus
- Vídeo mostra advogado tentando escapar da morte ao ser esfaqueado em Manaus
- Vídeo: Irmãos donos de drogaria foram mortos na frente de clientes em Manaus
- Vídeo mostra momento em que homem é executado em bar em Manaus
- Vídeo mostra tiroteio e pânico durante aula de zumba em Manaus; adolescente morreu
- Vídeo mostra criminoso banhado em sangue fugindo após matar mototaxista em Manaus
- Vídeo mostra desespero de filho ao encontrar pai morto por engano em Manaus
- Vídeo: Homem é executado com 40 tiros após briga em show de Gusttavo Lima em Manaus
- Vídeo mostra homem sendo assassinado na frente da irmã após reagir a assalto
-

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.