Bate-boca entre candidatos agora é assim...
A falta de propostas está levando alguns candidatos à pefeitura de Manaus a apelar para as paródias de comerciais do Posto Ypiranga. Mas sem a inteligência, o humor e a criatividade dos originais. De baixa qualidade, os videos são usados por candidatos para direcionar críticas a adversários dos quais já foram aliados, apostando na falta de memória do eleitor. As redes sociais, que se tornaram uma grande ferramenta nos últimos anos, estão servindo apenas para alguns repetirem bate bocas que os velhos caciques falavam cara a cara.
O que espanta são os recursos que estão por trás desses retalhos de campanha, que o TRE não contabiliza como gastos, apesar de proliferarem no WhatsApp. Mobilizam atores, cinegrafistas, carros, vestimentas especiais. Custo elevado, mas não revelado. Estima-se que um vídeo do tipo custe cerca de 20 mil, somente com a estrutura disponibilizada, fora pagamento de atores.
Um bom exemplo da falta de recursos, mas de transparência nas campanhas dos pequenos, é o do candidato do PDT, que apareceu na tevê fazendo uma gravação de vídeo para o horário eleitoral no heliponto de um prédio da cidade, filmado só com uma pequena câmera de mão.
MORRE DONA LAILA SAMAD
Morreu nesta quarta-feira em Belo Horizonte a mãe do médico urologista Anoar Samad, dona Laila Samad, aos 83 anos de idade. O enterro será nesta quinta, as 17 horas, no cemitério Parque da Colina, em BH. Anoar Samad saiu de Manaus e acompanhou os últimos momentos de dona Laila. Samad escreveu sobre a mãe:
"Esta é minha mamãe Laila Samad. Alguns a chamavam de Raila. Sempre foi uma mulher guerreira. Linda, tinha um coração gigante e uma bondade infinita. Um exemplo para todos nós. Ficou uma semana no CTI lutando. Hoje ela partiu...."
MUNICÍPIOS VIOLENTOS
Segundo o diretor-geral do TRE-AM, Messias Andrade, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro, Iranduba, Parintins, Nhamundá, Coari, Boca do Acre, Carauari e Manicoré são os municípios com maiores históricos de violência política no Estado e por isso merecem a máxima atenção da Justiça Eleitoral nas eleições de 2016.
@@@
O levantamento foi realizado pelo TRE conjuntamente com a Seai (Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência) e o Exército Brasileiro.
@@@
Ao levantamento deve ser levada agora em conta a situação de Maués, cujo prefeito, Carlos Goes (PT), pediu apoio da Força Nacional de Segurança em função da onda de violência que assola o município.
CARTÓRIO DESTRUÍDO
Outro município que passou à margem do levantamento do TRE-AM é Novo Airão, que sempre deu fortes dores de cabeça à Justiça Eleitoral.
@@@
Lá, há duas décadas assassinaram o tio do ex-prefeito Wilton Santos, não por acaso candidato nas atuais eleições, e em dezembro de 2009 incendiaram o prédio do Judiciário local.
@@@
Wilton é primo do atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, irmão de Carmelita Sabo Mendes, ex-prefeita do município.
MULHERADA QUER MAIUS
Candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa “puro sangue” do PSB encabeçada por Serafim Corrêa, a professora Cristiane Balieiro (PSB) diz que a participação feminina na política melhorou nas eleições deste ano, mas os números ainda precisam avançar na luta para romper o tradicionalismo masculino.
@@@
Para ela, as mulheres devem ser mais ativas na vida partidária sem temer a concorrência dos homens. Por isso, ela sugere maior engajamento de todas e mais participação visando as eleições gerais de 2018.
ASSUNTOS: bastidores da política, eleições 2016, Manaus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.