Bets X senador Omar Aziz
- Aposentados têm recorrido com mais frequência ao empréstimo consignado para gastos com jogos de azar. No geral, as Bets estão contribuindo para alargar o fosso social existente no Brasil, produzindo mais pobreza, mais endividamento das famílias carentes, mais miséria.
- Nem por isso ou por causa disso devem ser banidas. É necessário encontrar um meio termo - e é isso que o senador Omar Aziz procura - sem tirar dos mais pobres o direito de tentar a sorte.
Os jogos de azar pela internet são um problema e vão continuar dividindo opiniões, independentemente da "regulamentação" do governo. A maioria das Bets, como são chamadas as empresas do setor, já atuam no Brasil com base em requisitos técnicos da Secretaria da Receita Federal. Há, portanto, uma permissão. E regras estabelecidas em Portaria do Ministério da Fazenda.
Então, qual a razão do senador amazonense, Omar Aziz, pleitear junto à Procuradoria Geral da República (PGR) a suspensão dos sites e aplicativos de apostas no Brasil, até "que o setor seja totalmente regulamentado"?
É que, por enquanto, há portarias com regras rígidas, o que não inibiu que empresas inidôneas entrassem no mercado com o único objetivo de ludibriar os brasileiros.
Não é democrático que o governo estabeleça qual extrato social pode jogar. Afinal, isso seria uma afronta à liberdade de cada indivíduo usar o seu dinheiro para uma finalidade que, ao menos na singela compreensão de gente humilde, é o caminho para a ascensão social e riqueza.
A forte presença das Bets na mídia, com propaganda enganosa, atinge exatamente uma população empobrecida, desempregada ou que vive de biscates e de programas do governo, como o Bolsa Família.
O que assustou o senador foi a constatação de que parte das famílias cadastradas em programas governamentais utiliza o dinheiro para jogos.
E mais: aposentados têm recorrido com mais frequência ao empréstimo consignado para essa finalidade. No geral, as Bets estão contribuindo para alargar o fosso social existente no Brasil, produzindo mais pobreza, mais endividamento das famílias carentes, mais miséria.
Nem por isso ou por causa disso devem ser banidas. É necessário encontrar um meio termo - e é isso que o senador Omar Aziz procura - sem tirar dos mais pobres o direito de tentar a sorte.
ASSUNTOS: Bets, Bolsa Família, Empréstimo consignado, Jogos de azar, Omar Aziz, PGR
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.