Compartilhe este texto

Blitzes de trânsito fora dos limites da legalidade em Manaus


Por Raimundo de Holanda

31/03/2025 21h03 — em
Bastidores da Política


ouça este conteúdo

As blitzes de trânsito são necessárias. Contribuem para identificar veículos roubados, motoristas sem habilitação ou criminosos. Mas os agentes devem atuar com um mínimo de civilidade. 

Tem sido recorrente denúncias de violência e ameaças a motoristas que, mesmo documentados, são  vítimas de assédio moral, em evidente desvio da atividade policial.

Perguntar a um motorista se ele tem ficha na polícia e que aguarde parado porque isso será averiguado, não deixa de ser uma ameaça constrangedora, com objetivos outros, que apontam para uma acintosa tentativa de invadir o bolso do cidadão.

Culpado ou inocente, sem ficha na polícia, o motorista é obrigado a esperar uma pseudo consulta via celular a alguma central de informações que, no geral, não chega a ser acionada. 

Se o motorista é jovem, preto ou pardo, a situação piora muito. O tratamento é agressivo, fora dos limites da legalidade e não pode ser tolerado.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Manaus, Trânsito, violência policial

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.